Vantagens de morar no bairro Ahú, em Curitiba!

A cidade de Curitiba é conhecida por oferecer inúmeros encantos aos seus habitantes e turistas.

Além de ser o núcleo produtivo do estado paranaense e um grande polo estudantil, visto que sedia a principal unidade da Universidade Federal do Paraná.

Por conta dos motivos estudantis ou profissionais, cada vez mais vemos brasileiros escolhendo Curitiba como o seu novo lar, acreditando e percebendo que lá há a construção de um novo futuro.

Além dos novos moradores, os próprios curitibanos vêm buscando novas moradias em bairros que têm chamado atenção pelas suas grandes vantagens.

Mas, na hora de buscar por uma nova residência, a questão de qual bairro morar é uma dúvida que sempre surge.

Pensando nisso, vamos falar abaixo de um bairro em Curitiba que vem chamando muita atenção pelas suas inúmeras vantagens, o bairro Ahú!

Veja abaixo algumas vantagens em morar no bairro Ahú, em Curitiba!

História do Ahú

O bairro Ahú carrega um nome indígena, em homenagem aos primeiros habitantes da região.

Ele tem a sua história se iniciando por volta do ano de 1854, que foi quando a região Ahú foi reconhecida como um dos 27 quarteirões de Curitiba.

Nesta época, o Ahú tinha um espaço maior do que atualmente.

E, por conta disso, acabou servindo como referência nos registros de terras localizadas em áreas que anos depois se tornariam bairros vizinhos.

Algum tempo depois, na segunda metade do século XIX, o Ahú foi marcado pela grande presença e influência de imigrantes alemães e italianos.

Eles se organizavam em chácaras próximas à Estrada da Cachoeira, hoje conhecida como Avenida Anita Garibaldi, estrada esta que funcionava como divisa entre Ahú de Cima e Ahú de baixo, no começo do século XX.

Delimitado pelos bairros Boa Vista, São Lourenço, Bom Retiro, Juvevê, Cabral e Centro Cívico, o Ahú caracteriza-se pela influência da imigração italiana e alemã.

Por conta disso, as suas residências mais antigas, hoje envelhecidas pelo tempo e pelo uso, são quase todas de estilo europeu.

Essa é uma característica marcante em toda a Avenida Anita Garibaldi, que tem esse nome em homenagem à heroína nascida na Cidade de Laguna, Estado de Santa Catarina.

Às margens dessa avenida que uma das mais antigas, e do velho caminho de entrada de Curitiba pelo lado Norte, foram sendo construídas as casas dos primeiros moradores do Ahú.

Dados sobre o Ahú

Segundo o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC – o bairro Ahú apresenta 1,84km² de extensão, representando 0,43% da área total de Curitiba.

Sendo, assim, um dos menores bairros da cidade, uma ótima opção para quem busca um bairro mais tranquilo.

Ainda segundo o IPPUC, o bairro possui cerca de 11.148 habitantes, tendo uma faixa etária mais jovem, entre 15 e 40 anos.

Vantagens de morar no Ahú

Tranquilo e residencial

Para quem busca um bairro tranquilo e residencial, o Ahú acaba sendo uma opção muito interessante.

O Ahú é um bairro que se destaca em Curitiba por ser considerado uma região extremamente tranquila, de perfil familiar e com cada vez mais empreendimentos imobiliários surgindo, empreendimentos estes que visam sempre manter esta sensação de tranquilidade.

Transporte fácil

Por ser um bairro localizado próximo à região central de Curitiba, o Ahú oferece aos seus moradores facilidade de deslocamento, tanto via transporte público como via transporte particular.

Isso pois conta com vias que o ligam a outros pontos da cidade, além de também estar próximo a terminais de ônibus, que, inclusive, passam pelas cidades da região metropolitana de Curitiba.

Lazer

Na hora de escolher um bairro para morar, lazer é um fator muito importante.

O bairro Ahú conta com alguns locais muito interessantes, principalmente quando se fala em áreas verdes e cultura.

Para quem busca por um bairro que contenha parques verdes para caminhar, passear e realizar outras atividades tranquilas, o Ahú é uma ótima opção, apresentando jardinetes, largos e praças – como o Parque São Loureço, um dos principais parques da cidade, contando com 204 mil m².

Agora, falando em cultura, não podemos falar do bairro Ahú e não citar o Museu Oscar Niemeyer, que está localizado no Centro Cívico, um dos bairros que faz divisa com o Ahú.

Conhecido como “Museu do Olho”, devido ao seu formato inusitado, o Museu Oscar Niemeyer é um dos grandes cartões postais da capital paranaense, e está repleto de obras de grandes artistas, inclusive do arquiteto que planejou o local, Oscar Niemeyer.

O complexo de dois prédios, instalado em uma área de 35 mil m², é um verdadeiro exemplo da arquitetura aliada à arte, e, por isso, é um ótimo exemplo de lazer para toda a família. O verdadeiro significado de “aprender se divertindo”!

Ainda falando em lazer, também podemos citar a gastronomia do bairro, que é contemplado com muitas opções variadas para os paladares mais distintos – principalmente para quem gosta de massas e folheados, vista a influência forte das culinárias alemã e italiana.

Mas, além disso, também é possível encontrar no Ahú restaurantes japoneses, lanchonetes, sorveterias deliciosas e muito mais.

Educação e saúde

Saúde e educação também são questões muito importantes ao se escolher um bairro para morar, e o Ahú conta com centros de saúde e clínicas veterinárias.

Por mais que não possua hospitais, há alguns bem próximos nos bairros vizinhos, como em São Lourenço e Cabral.

Já no campo da educação, o bairro possui alguns complexos educacionais que abrangem diferentes faixas etárias, além de também ser o “lar” das escolas de inglês.

Comércio

Falando do comércio, outro ponto importantíssimo, o Ahú possui uma economia extremamente ativa, principalmente da indústria, comércio e do setor de serviços.

Quem escolhe morar no bairro encontrará diversos pontos comerciais essenciais para o dia a dia, como postos de combustíveis, mercados, academias e muitos outros que estão espalhados por toda a sua extensão.

Além disso, é interessante citar que, por conta de ser um dos menores bairros de Curitiba, o Ahú apresenta a vantagem de não oferecer trajetos muito longos entre um estabelecimento e outro.

Isto é, é possível realizar atividades rotineiras sem grandes desgastes ou gastos de transporte.

Como podemos perceber, o bairro Ahú é ideal para quem procurar morar em uma região com muita comodidade, boa localização e diferentes opções de serviços.

Além da sua diversidade em proporcionar uma vida cheia de conforto e saúde, principalmente para famílias que buscam tranquilidade.

Se você se interessou pelo bairro Ahú e está buscando um imóvel para chamar de seu, nós te damos mais uma dica imperdível: o Residencial Art House.

O Art House, localizado na Rua Alberto Folloni, 759, Ahú – Curitiba/PR, é um condomínio que buscou em sua criação transmitir a essência da arte.

Ele traz uma fachada com componentes diferenciados que criam um visual moderno, e ainda conta com salão de festas gourmet, elevador privado, piscina, sala fitness, guarita de segurança e outras características únicas.

Descubra agora todos os motivos para viver nesse empreendimento único, que está localizado em um bairro tranquilo, seguro e muito familiar.

Converse já com um dos nossos especialistas da Imobiliária Capriatti!

Quer morar no Ahú?

Saiba agora quais são o imóveis do Ahú que se encaixam perfeitamente com os seus sonhos!

Te ajudar a conquistar o seu imóvel: sim 👍

Fazer spam: não 👎

Seu e-mail está seguro conosco.

Ou fale conosco via