Vale a pena comprar um imóvel em leilão? Entenda!

Vale a pena comprar um imóvel em leilão? Entenda!

Na tentativa de encontrar boas oportunidades para comprar o primeiro imóvel, muitas pessoas vão em busca de formas que lhe proporcionem algumas vantagens financeiras. Uma delas é a compra do imóvel em um leilão.

De qualquer maneira, existem diversos pontos e cuidados que o cliente precisa se atentar ao buscar um leilão como forma de encontrar o seu tão sonhado primeiro imóvel, até porque comprar um imóvel em leilão nem sempre é tão vantajoso quanto parece. Veja abaixo como funciona e as suas vantagens e desvantagens.

Como funciona

Basicamente os leilões ocorrem porque os bancos acabam tomando os bens de um proprietário que não pagou sua dívida, e assim acabam repassando esse bem para outra pessoa. Portanto, o leilão de imóveis é uma forma de se obter bens.

Resumidamente, o leilão de imóveis é uma venda pública que permite a participação de qualquer pessoa física ou jurídica. Então, como ocorre em leilões de outras coisas, quem faz o maior lance acima do valor mínimo estipulado em determinado lote, vence.

Porém, é válido compreender que existem dois tipos de leilão, o judicial e o extrajudicial.

O leilão judicial trata-se do imóvel leiloado para quitar alguma dívida do proprietário cobrada em juízo, isto é, a sua origem é por meio de um processo judicial.

Já o leilão extrajudicial, é quando o imóvel que está sendo leiloado, pode vir de diversas origens, como particular (pessoas jurídicas, físicas ou instituição bancária) ou alienação fiduciária, um recurso que é substituto da hipoteca. Nesse caso, o leilão é feito por falta de pagamento do financiamento ou das parcelas do imóvel adquirido na planta diretamente com a construtora.

Vantagens

Em via de regra, os leilões vão trazer preços bem mais atrativos ao imóvel. Portanto a economia acaba sendo a sua maior vantagem, visto que em alguns casos, o comprador pode conseguir até 60% de desconto.

Outro ponto positivo desta modalidade, é o de que se trata de uma compra extremamente transparente. Pois, no edital do leilão, o possível comprador encontra todos os dados, dados estes que vão desde o lance mínimo dado, até mesmo a situação que se encontra o imóvel.

Desvantagens

Por mais surreal que esta situação possa parecer, é muito comum o comprador receber o seu imóvel… ainda ocupado pelo antigo proprietário que se nega a sair. Mesmo que o atual dono tenha todos os direitos de pedir a desocupação, existe o risco de o ex-morador entrar na justiça e, como sabemos, demorar anos para sair do local.

Por conta disso, é comum vermos muitos clientes acostumados a comprar imóveis no leilão, já separarem um valor para pagar a saída do antigo proprietário e/ou oferecer a opção de alugar o imóvel para a pessoa e já começar a lucrar com ele.

Outro risco muito frequente é adquirir um imóvel com várias contas em atraso, como condomínio e impostos. Para descobrir se o IPTU está em atraso, solicite uma certidão negativa de débitos à prefeitura do seu município.

Por conta disso que alguns leilões já preveem que uma parte do valor arrematado será utilizado para quitar essas dívidas. Inclusive, é exatamente por isso que ao desejar comprar um imóvel por leilão, é ideal contratar um advogado especializado no mercado imobiliário para evitar furadas.

O que também pode ser considerado uma desvantagem é que o leilão pode acabar sendo anulado! Por se tratar um processo que segue normais legais, o leilão pode acabar sendo anulado se não tiver seguido a lei, como o morador não ter sido avisado que o imóvel foi leiloado, e então pedir a anulação da venda.

Você irá gastar mais que o seu lance

Vale lembrar que entre vantagens e desvantagens, o comprador precisa ter noção de que irá gastar mais do que o valor dado no lance. Afinal, não é apenas pagar e levar.

Quem compra um imóvel leiloado ainda terá algumas outras despesas pelo caminho, como escritura, advogado, imposto de renda e a comissão do leiloeiro, este que costuma a ser 5% do valor final do imóvel. Isso sem contar que o local pode acabar tendo que passar por algumas reformas antes da mudança.

Como podemos perceber, comprar um imóvel por leilão depende muito do perfil de cada pessoa. Se o cliente estiver procurando um lugar para se mudar rapidamente, o imóvel pode não ser uma boa opção, visto pode acabar demorando anos e surgirem diversos problemas no caminho. Mas, caso a pessoa esteja com um valor significativo para aplicar em algum investimento, revender ou adquirir com a intenção de alugar, pode ser uma ótima opção.

Se você ainda possui dúvidas quanto ao leilão de imóveis ou qual a melhor forma de adquirir o seu tão sonhado primeiro imóvel, entre em contato agora com os nossos especialistas, via WhatsApp, (41) 98803.6166, ou clicando aqui!

LEIA TAMBÉM: 7 Dúvidas frequentes sobre financiamento imobiliário

#NósTemosSeuPrimeiroImóvel