Tudo sobre o Parque Bacacheri em Curitiba

Tudo sobre o Parque Bacacheri em Curitiba

O Parque Bacacheri é um dos mais frequentados de Curitiba, principalmente por possuir uma ampla área verde, com um lago de 22 mil metros² e muitas opções de lazer para toda a família, como parquinho, caixas de areia, pista para caminhar ou correr, e equipamentos para se exercitar. Além de quiosques com churrasqueira e lanchonete. Por isso, passear no Parque Bacacheri é ter lazer e diversão para todos os gostos!

Quer morar perto do Parque?

Cadastre-se abaixo e nossos consultores entrarão em contato o mais breve possível!

Te ajudar a conquistar o seu imóvel: sim 👍

Fazer spam: não 👎

Seu email está seguro conosco.

Conheça um pouco mais da história e outros pontos positivos do Parque Bacacheri!

Localização e história

O Parque Bacacheri está localizado na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná. Com 152 mil metros², o Parque Bacacheri é a principal referência do bairro, que leva o mesmo nome, e que é considerado um dos mais antigos da cidade, além de já ter sido colônia de franceses, originários da Argélia, com o nome de Colônia de Argélia.

Até 1970, o local era conhecido como Tanque de Bacacheri. Isto porque ali era formado um pequeno lago em meio ao percurso do Rio Bacacheri. O Parque funcionava como local de recreação e balneário e o proprietário da área, Manoel Fontoura Falavinha, alugava barcos a remo para passeios no logo. Porém, o assoreamento do tanque levou ao esgotamento do lago e a sua desativação.

Posteriormente, a área foi declarada de utilidade público e, em 1988, durante a gestão do prefeito Roberto Requião, o local sofreu algumas reformas implementadas e inaugurou o Parque.

Em seu acesso principal, foi construído um portal com base em pirâmides de concreto e arcos em tubos de ferro. Este portal foi concebido com o intuito de representar a entrada do paraíso, através dos bons fluídos das pirâmides, compondo um harmonioso conjunto de arcos de cores amarela, vermelha, laranja representando a expansão da alegria no interior do parque que está atualmente totalmente cercado.

Com uma infraestrutura de recreação e lazer para os moradores locais e para turistas também, o parque oferece desde pistas de caminhada até canchas de vôlei e futebol de areia, além de possuir lanchonetes, sanitários, churrasqueiras, layground e ser local certo para a realização de grandes eventos culturais, como festivais de Jazz e outras festas.

As intermediações do parque também são ótimas opções para se alimentar, já que a redondeza possui vários estabelecimentos como Padarias e Restaurantes.

O Parque Bacacheri não existe!

É verdade, se você procurar no GPS, provavelmente não irá achar o Parque Bacacheri, mas se você perguntar para qualquer um morador das redondezas, pode ter certeza que todos saberão lhe informar onde fica. O motivo? O Parque Bacacheri não existe!

Calma, não é algo vindo direto da nossa imaginação! O motivo disso é que o nome verdadeiro do parque é General Ibêre de Mattos. O apelido só surgiu alguns anos depois, quando ganhou o nome de referência que atualmente é mais conhecido que a denominação oficial, Parque Bacacheri.  

Curtir o Parque Bacacheri, é curtir o coração de Curitiba!