Conquistar a casa própria e sair das infinitas parcelas de aluguel é o sonho de muitos. Graças as facilidades do financiamento imobiliário e comprovação de renda, essa oportunidade torna-se cada vez mais acessível, até para trabalhadores autônomos.
Mas antes de começarmos, porque você não aproveita para simular o seu crédito agora mesmo, de forma gratuita e sem compromisso? Clique aqui e confira!
Quando o assunto é aquisição de bens, seja apartamento, casa ou qualquer outro imóvel, a maioria das pessoas associam essa realização ao financiamento imobiliário.
Essa tem sido a maneira mais viável, para muitos, de adquirir um bem, já que nem sempre as pessoas tem condições de pagar pelo alto custo, a vista.
Comprovação de renda: principal requisito para o financiamento imobiliário
Para o financiamento imobiliário, um dos requisitos básicos é a comprovação de renda, pois dessa forma as empresas conseguem assegurar que o comprador tem capacidade de pagamento e quitação do bem a ser financiado.
É por esse motivo que trabalhadores com carteira assinada têm maior facilidade de adquirir um financiamento, entretanto, isso não quer dizer que autônomos não possam aproveitar o financiamento imobiliário, já que hoje existem outras formas de comprovar renda que não somente através de carteira assinada.
Sou autônomo, é possível financiar um imóvel?
Para a surpresa de muitos, a resposta é: Sim.
Isso mesmo, um trabalhador autônomo também pode financiar um imóvel.
À primeira vista acreditamos que as pessoas não possuem um emprego fixo, não conseguirão comprovar a sua renda. Mas a verdade é que hoje em dia existem diversas maneiras de dar entrada no financiamento e comprovar renda sem precisar ter carteira assinada.
Como faço para comprar renda sendo autônomo?
A comprovação de renda para financiamento imobiliário poder ser feita de diferentes formas, por isso vamos ajudar a esclarecer alguns fatores que podem contribuir na decisão quando o assunto é: como comprovar renda sendo autônomo.
1) Tenha uma conta corrente
É indispensável ter uma conta corrente. Nesse tipo de conta as movimentações realizadas poderão servir como comprovante de renda. Mas fique atento pois boa parte dos bancos exigem que a conta seja aberta no local onde será feito o financiamento. É através dessa conta que ocorrerá o pagamento das suas parcelas.
2) Regularização de CPF
Outro ponto muito importante é regularizar suas dívidas, afinal o banco pode aprovar ou reprovar o seu financiamento de acordo com a sua situação. Caso esteja com nome sujo, providencie a quitação das dívidas para ter sucesso na aprovação do financiamento.
3) Declaração de Imposto de Renda
Aceito por muitos bancos como comprovação de renda, o imposto de renda (IR) é capaz de informar a quantia recebida e gasta, durante todo o ano.
Vale lembrar que alguns bancos podem pedir outros tipos de documentação para complementar as informações contidas no IR.
4) Contabilidade dos negócios
Tenha sempre em dia a contabilidade dos serviços prestados. Tenha contratos e recibos arquivados pois isso ajuda muito na hora de comprovar quanto você recebe pelos serviços.
5) Formalize seu negócio
Se tiver oportunidade, formalize a sua empresa. Essa é uma etapa que pode facilitar bastante o processo do seu financiamento e além de ser um procedimento gratuito que ajudará a sua empresa, a formalização poderá gerar benefícios como: garantir o direito a aposentadoria, licença maternidade, auxílio doença, entre outros.
Viu como comprovar renda sendo autônomo não é tão difícil quanto parece?
Se você é autônomo e busca concretizar o sonho da casa própria, entre em contato conosco que poderemos lhe auxiliar.
Não perca essa oportunidade, faça uma simulação do seu crédito agora mesmo, em nosso site, http://materiais.capriatti.com.br/simulacao-minha-casa-minha-vida.