Como melhorar o seu score de crédito imobiliário

Como melhorar o seu score de crédito imobiliário

Antes de explicarmos como melhorar o seu score de crédito imobiliário, temos uma pergunta pra fazer: Mas afinal,​você sabe o que é score?

Segundo o próprio site do Serasa, “score de crédito é o resultado dos hábitos de pagamento e relacionamento do cidadão com o mercado de crédito”. Ou seja, é uma espécie de placar com os pontos que você conquista como consumidor ao longo da vida e são esses pontos que permitirão que você tenha a confiança do mercado para realizar financiamentos ou até mesmo empréstimos.

Antes de continuarmos a explicar sobre o score e também como melhorá-lo, porque você não aproveita para fazer, agora mesmo, uma simulação de crédito para saber se o financiamento de um apartamento é um sonho possível?

Como é calculado o Score?

O cálculo da pontuação do score leva em conta os seguintes fatores:

Pagamento das Contas em Dia
Se você está negativado
Relacionamento com as empresas

A análise e soma desses fatores geram o score que pode ser de 0 a 1000, sendo que quanto mais próximo do 1000, melhor é a pontuação, ou seja, terá menos chances de ter o financiamento reprovado.

Dados da pontuação:

  • até 300 pontos há alto risco de inadimplência;
  • médio risco entre 300 e 700;
  • baixo risco para quem acumula pontuação acima de 700 pontos.

Essa pontuação é uma forma do mercado saber se o consumidor conseguirá pagar as parcelas de qualquer financiamento ou empréstimo pelos 12 meses seguintes. Dessa forma as empresas conseguem ter mais garantia para aprovar os créditos para cada consumidor.

Você pode acessar o seu Serasa Score, ​clicando aqui​.

Ter um Score alto, significa que já poderei financiar um apartamento?

Ainda segundo o site do Serasa: “Quanto mais alto o score, maiores são as chances de o cidadão honrar compromissos financeiros nos próximos 12 meses e ter acesso facilitado ao mercado de crédito. Por isso, as empresas podem usar a pontuação como uma informação adicional para a tomada de decisão no momento de concessão de financiamentos, além de suas próprias informações para compor sua política de crédito.”

Dessa forma, podemos entender que ter um score com pontuação alta, pode ajudar muito para a tomada de decisão de uma empresa, porém, não podemos afirmar que só isso ajudará a ter crédito para um financiamento. Por isso, fazer uma simulação de crédito também facilita a descobrir se seu score está mais positivo ou não, então aproveite nossa simulação gratuita e vamos encontrar juntos, a opção que mais se adéqua a sua realidade financeira.

Cada empresa tem uma forma de avaliar um possível financiamento, empréstimo ou até mesmo o pagamento parcelado, e para isso são considerados vários fatores para essa decisão, incluindo o score, que se detalharmos mais ainda leva em conta, dentro da Classificação de Risco de Crédito: os protestos, os cheques sem fundos, as ações de busca e apreensão, a participação em empresas falidas ou em recuperação judicial e a inadimplências.

Também é levada em consideração a cidade em que o consumidor mora, pois também são considerados o nível de inadimplência e o volume de atividade econômica naquela determinada região, já que o meio exterior influencia qualquer negócio.

4 formas de aumentar o seu score de crédito imobiliário

Melhorar o score de crédito imobiliário não significa necessariamente, ter mais crédito, ou ganhar mais dinheiro, pois a decisão é única e exclusivamente da empresa que vai conceder o crédito. Mas conforme já falamos é importante manter uma boa pontuação, para que as empresas te reconheçam como um bom pagador. Então confira agora como aumentar seu score de crédito imobiliário.

  1. Pague as contas sempre em dia​: como esse é um fator importante, não ter pendências de pagamento e nem multas, ajudam a mostrar que você é um bom pagador e que possui uma vida financeira organizada e planejada.
  2. Limpe seu nome: ​se você faz parte da parcela da população que possui alguma dívida, comece pagando as contas pendentes e evitando contrair novas. Tente acordos e evite empréstimos.
  3. Mantenha seus dados cadastrais atualizados: ​ter os dados atualizados no Serasa, passa mais confiança, pois as informações são exatas e é mais fácil para definir a pontuação
  4. Tenha uma boa relação com o seu banco: ​tente sempre fazer o financiamento pelo seu próprio banco, mas se quiser aproveitar outros benefícios de outras instituições na hora do financiamento, você também pode, mas manter uma boa relação em qualquer banco, ajuda muito.

Agora que você já conseguiu entender um pouco melhor o que é Score, como aumentá-lo e como ele é importante na hora do financiamento do seu apartamento, aproveite para simular o seu crédito, acessando nosso simulador no nosso site, você pode fazer isso agora mesmo clicando aqui!

Será que financiar um apartamento é pra você?

Não é tão difícil encontrar alguém que esteja sonhando com o apartamento próprio e começar a financiar o imóvel tende a ser uma das melhores opções. Existem os mais diversos valores de financiamento para você investir, por isso, mesmo com crédito aprovado é preciso pensar se você conseguirá arcar com o valor que deverá ser pago até o fim das parcelas.

Uma das modalidades de financiamento que tem se encaixado na maioria dos bolsos são feitas através do programa Minha Casa Minha Vida. Para quem ainda achava que o programa destinava-se apenas a famílias de rendas muito baixas, está enganado, agora o Minha Casa Minha Vida pode ser usado por famílias com renda de até R$7000.

O Programa oferece condições especiais como juros e parcelas bem abaixo da média praticada pelos bancos. Além das seguintes vantagens:

  • Menor taxa de juros do mercado
  • Imóveis com o preço mais acessíveis
  • Sair do aluguel

Aqui na Capriatti temos diversos imóveis que estão dentro do Programa Minha Casa Minha Vida e para realizar a simulação do seu crédito agora mesmo, de forma gratuita, é só acessar nosso site, clicando aqui. Caso queira saber mais sobre o programa e se você pode participar, é só acessar o link http://bit.ly/simuladorCap.