Reformando o seu imóvel: 4 dicas para não enlouquecer na hora de se planejar

Reformando o seu imóvel: 4 dicas para não enlouquecer na hora de se planejar

O começo do ano é marcado por muitos como um momento para fazer alguma reforma em casa, seja por conta do espirito da mudança que o inicio de um novo ciclo dá, ou até mesmo por conta de se tratar de um período de férias, onde você tem mais tempo para se organizar e estar presente em qualquer eventual problema.

Porém, sabemos que reformas nunca são algo simples e sempre trazem riscos de termos várias dores de cabeça em relação a algum contratempo. O desejo de mudar é natural do ser humano e é uma experiência revitalizante, e mesmo que se gaste muito tempo, dinheiro e energia, não é algo que deve causar tantos estresses como geralmente causa. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para aliviar este momento!

Planeje-se

Planejamento é a alma do negócio para que qualquer tarefa obtenha resultados positivos. Por isso, antes de qualquer coisa, defina as mudanças e deixe bem claro quais serão as alterações, pois isso evitará que surja qualquer tentação de acrescentar algo no último momento.

Dentro do planejamento, é claro que também é necessário estabelecer um cronograma. Ninguém merece que uma obra, com seus entulhos, poeiras e barulhos irritantes, dure mais do que deveria, por isso monte um cronograma e coloque os detalhes e prazos para cada reforma.

Por último, você também precisa controlar o orçamento, e o inserir dentro do planejamento, é preciso descrever todos os materiais utilizados no processo, de maneira mais detalhada possível. Pois isso evitará que surpresas surjam e pesem no seu bolso.

Profissionais

A grande maioria das reformas não podem serem executadas por nós, não importa quanto a seu/sua parceiro(a) insista que consegue resolver sozinho(a), e é sempre bom e seguro ter a ajuda de um profissional.

Mas é claro, o momento de buscar profissionais é sempre uma hora delicada. Afinal, em quem confiar? Como saber se aquela indicação de um conhecido é boa? A verdade é que na grande maioria das vezes, indicações de conhecidos são um grande problema e as chances de darem errado são bem grandes. Por conta disso, sempre busque indicações de outros profissionais em que você confia ou até mesmo empresas qualificadas, onde você pode conferir o feedback dos clientes pelas redes sociais.

Por falar em profissionais da área, é fundamental buscar apoio de quem também entende de construção, arquitetos e engenheiros. Eles poderão lhe ajudar tanto no projeto da reforma, como também poderão ajudar a achar profissionais capacitados e confiáveis para executar a obra com tranquilidade e respeitando o tempo estabelecido.

Avise ao condomínio e aos vizinhos

Lidar com vizinhos nem sempre se trata de uma tarefa fácil e estresses sempre podem acabar acontecendo. Mas é claro que é sempre bom evitar QUALQUER probleminha, não é? Inclusive aqueles que não chegam diretamente até você. Boa parte das brigas entre vizinhos acontece durante alguma reforma, seja por conta do estresse do barulho, ou até mesmo pela poeira ou algo do tipo. Por isso, não se esqueça: antes de realizar a reforma, converse com o condomínio, peça autorização das mudanças especificas, verificando se nenhuma delas não vai contra as regras estabelecidas na arquitetura do prédio.

Além disso, converse com os seus vizinhos próximos, inclusive os de baixo e os de cima, avisando que você fará uma reforma, informando o tempo e o que fará. Assim, por mais estressante que seja acordar com um barulho de martelo ou furadeira, eles pelo menos terão consciência de que foram avisados e se sentirão respeitados quanto a isto.

Tenha um fundo de emergência

Por mais que efetuar um planejamento seja essencial, imprevistos sempre acontecem e pode ser que você precise comprar algo a mais. Para que isso não comprometa a finalização da obra no tempo previsto, reserve um fundo de emergência para cobrir esses imprevistos. O lado positivo de ter este fundo é que, se ao término das modificações essa verba extra não for utilizada, você poderá aplicar em algum utensilio de decoração.

Está com alguma dúvida em relação as mudanças? Está procurando um imóvel para chamar de seu? Então entre em contato agora com os nossos especialistas da Capriatti Imobiliária, via WhatsApp, (41) 98803.6166, ou clicando aqui!

#nóstemososeuprimeiroimóvel!

Fechar Menu