Plantscaping: descubra o que é e como aplicar em seu imóvel!

Plantscaping: descubra o que é e como aplicar em seu imóvel!

Morar na cidade grande nos traz inúmeras vantagens, sendo um verdadeiro privilégio poder residir perto de hospitais, mercados, transportes públicos, shoppings e o que mais suprir as nossas necessidades diárias. Mas, sabemos que ao mesmo tempo que isso nos traz inúmeras facilidades, a cidade pode acabar sendo cinza demais e nos afastar da grande mãe natureza, principalmente por passarmos mais da metade do dia em escritórios e ambientes fechados que não possuem muito ar puro ou cor.

Por isso, é sempre positivo procurarmos soluções que nos reconecte com o ar puro e o verde da natureza, nos trazendo mais saúde física e mental. Um modelo de decoração desenvolvido por alguns arquitetos paisagistas e designers de interiores tem sido uma ótima solução para fazer essa reconexão com o meio ambiente, o Plantscaping. Você sabe o que é o Plantscaping? Vamos explicar a seguir.

O que é Plantscaping?

O Plantscaping é uma estratégia desenvolvida por arquitetos paisagistas que traz como objetivo unir a natureza aos ambientes fechados. Além de trazer muitos benefícios ao ser humano, como aquela gostosa sensação de leveza por estar em volta de plantas. Resumindo, é um modelo que se baseia na psicologia ambiental para personalizar os ambientes internos com plantas, com a finalidade de proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Quais são os benefícios do Plantscaping?

  • Reduz a umidade e o excesso de calor
  • Melhora a qualidade do ar e a acústica dos ambientes
  • Contribui para o bem-estar e para a distribuição e organização do espaço interno

A instituição Berkeley Lab realizou uma pesquisa com a população dos Estados Unidos e descobriu que os entrevistados só passam em média 10% do seu tempo ao ar livre. Isso logicamente traz diversos males para a saúde, como estresse e também diminui o rendimento no trabalho. Segundo diversas outras pesquisas, inserir plantas em ambientes internos ajuda na produtividade, criatividade e também faz com que o nosso humor melhore gradativamente.

Além de ser uma fuga da rotina complicada que levamos, a prática do Plantscaping também pode ajudar na educação dos pequenos. Pois, assim como criar animais em casa contribui para as crianças desenvolverem mais consciência, empatia e respeito pelo próximo, crescer em um ambiente envolvido de plantas os ajuda a compreender melhor a importância da natureza no nosso planeta Terra.

Mas, utilizar o Plantscaping vai muito além de somente comprar vasos de plantas e o inseri-los em seu imóvel ou ambiente profissional! Trata-se de saber complementar e aprimorar um planejamento arquitetônico, de forma que o “verde” esteja bem posicionado para passar a sensação de conexão e liberdade. Unindo a natureza com o objetivo de deixar o espaço mais bonito, mas também fornecendo qualidade de vida.

Hortas Verticais

Se você ama cozinhar, o Plantscaping também pode ser uma ótima opção. Isso porque você pode apostar em hortas verticais em seu ambiente interno e colher temperos direto da raiz, sem necessitar sair de casa. Que tal?

LEIA MAIS: Como montar um jardim vertical em seu imóvel

É interessante lembrar que em casos onde você não tem condições financeiras para contratar um profissional especializado em Plantscaping, o ideal é fazer uma longa pesquisa sobre as espécies de plantas e saber quais se adequem melhor ao seu ambiente, já que algumas precisam de luz, serem regadas diariamente e outros cuidados específicos.

Com a complicada vida na cidade grande, o Plantscaping deixará aos poucos de ser somente uma estratégia e se tornará praticamente uma necessidade para se ter uma ótima saúde mental. Bora investir em plantas no seu ambiente? Então está esperando o que? Entre em contato agora com os nossos especialistas, via WhatsApp, (41) 98803.6166, ou clicando aqui!

 #nostemosseuprimeiroimovel