O que avaliar na compra de um imóvel quando se tem filhos

O que avaliar na compra de um imóvel quando se tem filhos

Comprar o primeiro imóvel nunca é uma tarefa simples e pode ficar ainda mais complicada quando se tem crianças em casa. Pois existem muitas mais coisas para se levar em conta quanto as necessidades e seguranças dos pequenos. Além do mais, crianças crescem e já se deve pensar no que elas vão precisar futuramente no imóvel, este que provavelmente você vai comprar para vê-las passar uma boa parte da vida.

LEIA MAIS: 5 erros que não devemos cometer na compra do primeiro imóvel

Mas calma! Essa tarefa pode sim ser mais simples, basta você pontuar as necessidades das crianças e claro, seguir as dicas que iremos listar abaixo!

TAMANHO

Quanto mais nova for a criança, mas espaço ela precisará no imóvel, isso é um fato indiscutível. Portanto, o tamanho do seu novo imóvel é o primeiro ponto que se deve considerar, pois elas vão precisar de um ambiente que comporte suas necessidades de locomoção, diversão, independência e claro, elas vão crescer em um piscar de olhos, e com isso vão precisar ainda mais de espaço e individualidade.

Se você está considerando comprar o seu primeiro imóvel, provavelmente tem a intenção de morar nele por anos, certo? Assim deve considerar não só o espaço que o seu filho vai precisar nos próximos anos, como também deve lembrar que novos pequenos podem surgir no caminho. Lembre-se que, se for financeiramente possível, crianças desenvolvem mais a sua personalidade e sua independência quando possuem um quarto individual. Então, se existir a possibilidade de um novo filho, por que não um quarto a mais?

Caso não seja financeiramente possível, ou se você já tem mais de um filho, procure por quartos grandes para que eles dividam, pois poderão mesmo assim desenvolver personalidade e independência, sendo que até mesmo dividir um quarto possui seus pontos positivos, já que irão construir uma boa relação e também aprender a dividir, respeitar o próximo etc.

Outro ponto a se considerar no espaço é quando tiver algum quarto de empregada que não será utilizado ou qualquer outro espaço vago, pois ele pode ganhar uma nova utilidade, como brinquedoteca ou até mesmo uma biblioteca. Fazendo com que o seu imóvel seja ainda mais saudável e contribua ainda mais para que os pequenos cresçam com muita saúde e lazer. Isso sem contar a organização que um espaço a mais pode possibilitar.

Um imóvel perfeito é aquele que além de possuir um espaço consideravelmente grande, também trará praticidade, como uma sala espaçosa que comportará uma boa mesa para as refeições, estimulando os pequenos a compreender a importância de se estar próximo da família, fazendo refeições juntos, conversando e dividindo suas vidas, algo cada vez mais raro atualmente.

SEGURANÇA

Outro ponto importantíssimo é a segurança. Crianças pequenas precisam de segurança 24 horas por dia e um imóvel seguro contribuirá muito para o seu sossego. Por isso, ao pesquisar imóveis, leve em conta aqueles que possuem uma estrutura moderna, ou que pelo menos tenha tido reformas nos últimos anos, para evitar qualquer tipo de problema, como choque em fiações antigas, pisos novos ou que não esteja soltando tacos para que os pequenos não tropecem e se machucam. Vale lembrar também que tomadas, escadas, e janelas muito grandes, precisam ser vistas e protegidas antes da mudança, aplicando capas e redes de proteção.

Além do seu imóvel, outra coisa que se deve considerar na nova moradia é que, caso seja um apartamento, analisar se ele possui porteiro 24 horas, câmeras, segurança nas portarias e funcionários capacitados. Cheque também se existe alguma delegacia ou guardas noturnos que fazem patrulhamento durante a noite. Pois futuramente, quando os seus filhos ganharem independência, você terá mais sossego aos vê-los sair.

LOCALIZAÇÃO

Tendo filhos ou não, a localização em volta do imóvel é uma das coisas mais importantes e também um dos pontos mais esquecidos de serem conferidos pelos clientes ao fazer a pesquisa de compra. A localização é algo que irá pesar na sua rotina se for mal analisado. Por isso, confira se o bairro e a vizinhança são tranquilos, faça pesquisas, converse com os moradores e ouça o que eles podem dizer sobre. Cheque também se existem hospitais, farmácias, pontos de transportes públicos, padarias, supermercados e claro, escolas!

Quanto mais perto você estiver dessas coisas, mas fácil será a sua vida e a dos pequenos, pois você com certeza irá economizar tempo se possuir uma boa escola por perto, por exemplo. Principalmente uma escola que ofereça desde o jardim de infância até o ensino médio, pois isso fará com que eles desenvolvam amizades duradoras, algo essencial para a vida de todos e que contribui muito para a construção de moralidade.

Imóveis pertos de praças e parquinhos também é algo a se considerar, mesmo que não seja essencial. Pois podem ser bons lugares para evitar que seus filhos acumulem muita energia dentro de apartamentos, além de contribuir para a socialização dele com os vizinhos.

ÁREAS DE LAZER

Falando em pracinhas e parquinhos, um prédio que tenha uma boa área de lazer é algo muito positivo. Com as cidades ficando cada vez mais perigosas e uma rotina apertada, condomínios que contam com piscinas, quadras poliesportivas, salões de jogos e festas, cinema, áreas verdes e até espaço para animais de estimação, é algo que pode contribuir muito na saúde mental e física dos seus pequenos. Pois além de terem um lugar para brincar, estimular a socialização e gastar muita energia, eles ainda estarão em um espaço vigiado e seguro, isso tudo sem precisar sair das dependências do prédio.  

Obviamente sabemos que nem todos os clientes possuem condições financeiras para morar em imóveis que ofereçam tudo isso, porém, muitos prédios com valores mais em conta possuem um salão de festas ou algum salão básico de jogos e isso já será mais que o suficiente para os pequenos fugirem um pouco da rotina.

LEIA MAIS: 6 motivos para sair do aluguel imediatamente!

Seguindo essas dicas, com certeza você fará uma pesquisa mais segura e evitará qualquer arrependimento futuramente quando a vida dos seus pequenos pedir. Vale lembrar que só o fato de você comprar um imóvel e sair do aluguel já fará com que os seus pequenos vivam em um espaço com mais tranquilidade, já que evitará qualquer transtorno repentino, como o proprietário querer o apartamento de volta. Se ainda lhe restou alguma dúvida, fale conosco, teremos o maior prazer em ajudar você e a sua família!

LEIA TAMBÉM: 7 Dúvidas frequentes sobre financiamento imobiliário