Minha Casa Minha Vida: Caixa Econômica ou Banco do Brasil?

Mesmo que o programa Minha Casa Minha vida esteja em um momento muito nebuloso de como seguirá, muita gente ainda está esperançosa em conquistar o seu primeiro imóvel e, com isso, surge sempre a pergunta: qual é o melhor banco para se financiar? Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil? Afinal, existe um melhor? Vamos entender!


LEIA MAIS:Minha Casa Minha Vida vai virar “Meu Aluguel Minha Vida”? Entenda!

Assim como a Caixa Econômica, o Banco do Brasil também é um banco pertencente ao governo federal, isto é, são públicos. Eles possuem formas distintas de oferecer esse serviço em um financiamento regular de imóvel, como o valor de juros, de taxa, de tributo, de seguro etc. Mas, isso também se aplica ao programa MCMV? Bom, não!

Isso acontece porque o Minha Casa Minha Vida possui suas próprias regras de financiamento, então essas instituições financeiras servem apenas como um agente financeiro, intermediadores que lhe ajudam na conquista do primeiro imóvel! Não há nenhum tipo de competição entre eles, neste caso, porque o programa do governo traz valores previamente tabelados.

Em alguns pequenos detalhes, eles podem se diferenciar sim! Como pedir alguma documentação mais específica, uma consulta mais profunda no histórico de compra e até no tempo de análise de crédito. Mas, no geral, ambos possuem um tempo de aprovação muito rápido, uma média de até 48 horas.

O que acontece, é que a maioria das construtoras dão preferência pela Caixa, por já ter uma tradição de financiamento de crédito e pelo processo da Caixa possuir um respaldo. Uma ajuda no correspondente bancário, que é um órgão terceirizado que cuida somente da análise de crédito de financiamento habitacional. Sendo assim, a Caixa é mais utilizada como banco, mas vale ressaltar que o BB oferece as mesmas taxas de juros.

Outros tipos de financiamento

Em casos de financiamento comum, isto é, sem ligação com a MCMV, em empreendimentos que a faixa de preço se encontra acima do valor do programa do governo e financiados diretamente pelo banco, aí sim, os dois bancos possuem sim uma diferença! Em taxas de juros, prazos, métodos de aprovação, renda exigida etc. Visto que são bancos distintos, com suas metodologias diferentes. Assim, caso você esteja procurando um financiamento que não seja do MCMV, vale a pesquisa dos diferenciais de cada banco que se adequem ao seu bolso.

Se ainda lhe restou alguma dúvida, seja porque você ouviu alguém falar que tem diferença, ou até mesmo que você esteja procurando fora do MCMV, acompanhe o nosso blog, ou fale conosco, e lhe ajudaremos na conquista do primeiro imóvel. Não se esqueça, o melhor momento para sair do aluguel em 2019, é agora!

#NósTemosSeuPrimeiroImóvel