Imóvel usado ou novo: qual é o melhor?

Imóvel usado ou novo: qual é o melhor?

Comprar o primeiro imóvel não é uma tarefa nada simples, é um processo que basicamente necessita de muitas pesquisas e escolhas. Escolhas estas que vão desde o tipo de imóvel que atende as suas necessidades até opção de pagamento, financiamento etc. Assim, uma das primeiras questões que surgem é: optar por imóvel novo ou usado?

LEIA MAIS: 10 etapas que você irá percorrer para comprar o primeiro imóvel.

Como sempre falamos por aqui, na maioria das questões que surgem no processo de compra, dificilmente temos uma resposta correta, mas a que melhor se encaixa no perfil do comprador. A escolha de um imóvel usado ou não é uma das questões que não existe uma resposta, mas é ideal que o cliente tome essa decisão após compreender todas as suas particularidades, isto é, vantagens e desvantagens. Confira:

IMÓVEIS USADOS

Há quem goste mesmo é de comprar um apartamento com história para contar, isto é, um apartamento antigo, meio vintage ou até por qualquer outro motivo particular. Mas, o imóvel usado necessita de uma enorme atenção, tanto nas suas vantagens quanto nas desvantagens. Já que se trata de algo que já foi utilizado por outra pessoa, as vezes por mais de 30 anos!

Valor

Mesmo que os imóveis novos possuam maior opção de financiamento e parcela, os usados ainda sim trazem uma boa margem de negociação de preço. Isto porque muitas vezes, o proprietário quer se desfazer o mais rápido possível para pagar uma dívida, se mudar ou investir em algo.

Espaço maior

Um ponto bastante discutido atualmente em imóveis usados x novos, é que o usado acaba tendo uma arquitetura mais antiga, isto é, um espaço maior. Para quem prefere uma sala ou um quarto maior, o imóvel antigo acaba sendo uma opção perfeita.

Desvantagens

O imóvel usado acaba sendo muito mais complicado em alguns pontos. Como conseguir um bom financiamento, algo que geralmente não atinge a porcentagem mássico que o financiamento bancário oferece em programas sociais como o Minha Casa Minha Vida, que geralmente financiam até 80%.

Neste caso, o comprador necessitará de uma renda boa e um valor de entrada melhor ainda.  Assim, o cliente com uma faixa de renda menor, acaba financiando menos do que em um imóvel usado, sem contar que a entrada pode chegar a valores meio absurdos.

Reformas

Apesar de ter um espaço maior do que a grande maioria dos imóveis novos, um dos maiores empecilhos de um usado é que você provavelmente fará algumas reformas e ajustes. Visto que dependendo do tempo de existência, o imóvel precisará de uma reforma na área elétrica, hidráulica e até ajustar o ambiente para se adequar as novas necessidades que precisamos atualmente, como mais tomadas, um piso melhor etc. Essas reformas podem dar boas dores de cabeça.

Documentação

Outro problema muito recorrente nos imóveis usados é o setor de documentação. Pois, quando eles não estão em ordem, podem prejudicar o financiamento. Se trata de um trabalho com cuidados dobrados, pois até para financiá-lo o cliente pode ter problemas e impasses.

Além disso, o imóvel usado tem pouco potencial de valorização, provavelmente um condomínio mais alto, menor liquidez e menor atratividade de mercado. Isto é, pode acabar sendo mais difícil revender quando você não quiser mais, por conta dos motivos citados.

IMÓVEIS NOVOS

Por si só, a maior vantagem do imóvel novo é que você é o primeiro dono. Então acaba entrando um pouco mais do valor sentimental, principalmente se for o seu primeiro imóvel, pois a sensação de entrar em algo nunca usado, só seu, é como se o imóvel e você estivessem juntos, inaugurado uma nova fase na vida e isso é muito importante.

Melhor opção de escolha

Depois desse valor sentimental, a primeira vantagem é a possibilidade de escolha. Quando o apartamento é novo ou ainda está em construção, o cliente tem a maior possibilidade de escolher o apartamento, o andar, qual posição, torre etc.

Facilidade de compra

O imóvel na planta permite um bom parcelamento de valor de entrada, os bancos oferecem um percentual maior de financiamento e uma taxa de juros menor. Além disso, uma das vantagens de se comprar um imóvel novo é a possibilidade de compra para quem possui uma renda menor, já que a pessoa pode cogitar utilizar o programa Minha Casa Minha vida – Visto que uma das regras do programa é de que o imóvel precisa ser novo, nunca habitado.  

Espaços de lazer

Atualmente, muitos imóveis trazem espaços de lazer supermodernos que contribuem para a valorização dele. Como piscina, academia, salão de jogos, salão de festas, garagens maiores e até mesmo salas de cinema! Assim, é preciso ter bastante atenção neste ponto, já que muitas dessas vantagens contribuem principalmente para quem tem filhos ou até quem gosta de aproveitar esses espaços, que muitas vezes proporcionam até mesmo segurança, já que o cliente não precisaria sair de casa para fazer exercícios, por exemplo.

Mais tempo para se organizar

Se mudar é mudar toda a sua rotina. Então, uma das vantagens do imóvel novo, em lançamento ou em construção, é que você acaba tendo mais tempo para fazer a sua mudança com calma, comprar novos móveis, ter a oportunidade de fazer alguma alteração no imóvel, como pintar alguma parede etc.

Garantias

Além de possuir uma baixa manutenção, o imóvel novo lhe oferece garantias, o que dá uma segurança e uma economia maior em casos de problemas e defeitos.

Desvantagens

Reajustes do saldo devedor e do plano de pagamento

Quando você adquire um imóvel com uma incorporadora, que vai ser entregue alguns anos depois, você paga de 30% a 40% do valor durante a etapa da obra, pagando o seu restante após a entrega das chaves. O que muitas pessoas desconhecem é que durante esse período o comprador será atualizado pelo INCC – Índice Nacional da Construção Civil, que regula esse mercado. Assim, é natural que esse saldo devedor e esse plano de pagamento seja reajustado.

Prazo de entrega

Não é todo mundo que pode esperar um imóvel ficar pronto em 3 anos. Então quem precisa comprar com mais urgência, acaba não escolhendo o imóvel em construção ou na planta. Mas neste caso, o cliente ainda sim pode continuar procurando por um novo, mas por um imóvel novo que já esteja pronto!

Valor

Com o custo da construção e as dificuldades que as empresas enfrentam para construir um imóvel novo, hoje o cliente pode sim acabar encontrando um imóvel novo com um valor mais alto de que um usado.

Assim, percebe-se que mesmo sendo uma decisão que cabe muito ao perfil e interesses do cliente, o imóvel novo apresenta muito mais vantagens e menos dores de cabeça. Mas, a melhor opção sempre acaba sendo estar ao lado de um profissional competente que saiba indicar a que melhor se encaixa no seu perfil.

Por isso, nós da Imobiliária Capriatti recomendamos que você venha falar conosco, pois estamos aqui prontos para te ajudar nessa e nas demais decisões que compõe a realização da compra do primeiro imóvel. Lembre-se que entre um imóvel novo e um usado, a maior vantagem de ambos é sair do aluguel e investir em um espaço verdadeiramente seu!

LEIA TAMBÉM: Entenda importância de um corretor de imóveis!

#NósTemosSeuPrimeiroImóvel