Antes de comprar o imóvel, analise a incidência solar dele. Entenda!

Antes de comprar o imóvel, analise a incidência solar dele. Entenda!

Ao sair procurando um apartamento para morar, muitos compradores esquecem de um ponto importantíssimo para se prestar atenção, a posição do prédio em relação ao sol! Por mais que não parece nada demais, se trata de um fator que determina muitas coisas no seu futuro lar, que vai desde o conforto térmico do ambiente, até evitar a criação de mofo. A incidência da luz solar no seu futuro imóvel deve ser analisada antes qualquer decisão ser tomada, pois ela pode afetar a sua qualidade de vida!

Aqui no hemisfério sul, o lado norte é mais valorizado por possuir uma maior incidência de raios solares. Mas, tudo depende do lugar em que você irá morar, pois é necessário saber se na sua cidade as temperaturas são mais elevadas ou não, já que ter sol em seu imóvel é ótimo, mas em lugares mais quentes, um ambiente que bata muito sol pode ser ruim. Assim, o ideal é de que quanto mais ao sul do Brasil você morar, melhor será se optar pelo lado norte, principalmente no inverno. Outro ponto que muitos especialistas indicam é o de que o sol da manhã seja predominante em cômodos posicionados à leste, pois isso auxilia na rotina do sono, aquece o ambiente durante o dia e refresca à noite, evitando que o lugar fique abafado.

Cômodos

Ao sair pesquisando imóveis, procure saber se a sala e os quartos recebem bastante luz solar, e qual o período que mais recebe. Pois esses cômodos são os ambientes que mais precisam receber luz solar, sendo mais arejados. Mas, também procure apartamentos em que esses lugares recebam o sol pela manhã, já que se trata do horário em que as temperaturas estarão mais confortáveis para os moradores e que até proporcionarão uma sensação de energia para levantar da cama.

Além disso, a luz solar nesses cômodos ajuda a evitar mofo e também faz com quem os ambientes não tenham aquele cheiro de guardado ou de umidade. Já na cozinha, banheiro e lavanderia não é tão necessário que bata muito sol, já que se trata de ambientes em que as pessoas ficam menos tempo e que são naturalmente úmidos. Além disso, a cozinha possui muitos eletrodomésticos e o excesso de luz pode acabar fazendo com que eles estraguem. No caso dos banheiros, é preciso que se bata um pouco mais de sol em alguma parte do dia, pois é um local que está mais propenso a manifestação de bolor e mofo.

Por qual motivo um apartamento precisa de incidência de luz solar?

Como falamos um pouco acima, um apartamento com pouca luminosidade afeta a saúde dos moradores. Quanto menor for a incidência, mais o espaço terá chances de possuir fungos, ácaros e mofo, estes que contribuem para o aparecimento de alergias e outros problemas respiratórios.

Mas, é claro que é necessário manter um equilíbrio. Pois o excesso de sol pode prejudicar as pinturas das paredes, os pisos, diminuir a vida útil de tapetes, persianas e cortinas. Além disso, o consumo de energia aumentará, já que os moradores provavelmente utilizarão ares-condicionados e ventiladores.

Avalie se há obstruções para a entrada de luz

Evite comprar apartamentos em que as janelas fiquem nas laterais do edifício, pois, na maioria das vezes, essas janelas laterais estão ao redor de outros prédios e construções, onde a passagem dos raios solares é bloqueada. Mas, evite comprar um apartamento em que as janelas estiverem ao lado de algum terreno baldio ou de casas, já que esses espaços correm o risco de futuramente se transformarem em edifícios e, consequentemente, bloquearem a lua solar.

Faça mais de uma visita ao imóvel

Independente do motivo, é sempre aconselhável que o cliente faça mais de uma ou duas visitas no imóvel que está interessado, visto que isso o fará ter mais noção do espaço que está desejando, avaliando mais a vizinhança, trânsito, vantagens e desvantagens da localização, etc. Porém, para saber sobre a incidência de luz solar no imóvel, é ideal que o cliente faça mais de uma visita e em horários diferentes, para analisar em quais cômodos há mais incidência e quais os horários, evitando qualquer surpresa importuna futuramente. Por isso, escolha dias bem ensolarados, começando por visitas matutinas, depois no período da tarde, alternando também as temperaturas.

Percebeu como é importante notar a incidência solar no seu apartamento? Está procurando por um imóvel que traga uma boa incidência? Então  entre em contato agora com os nossos especialistas, via WhatsApp, (41) 98803.6166, ou clicando aqui!

LEIA TAMBÉM: Saúde em primeiro lugar! Saiba como escolher um imóvel que faça bem a sua saúde!

 #nostemosseuprimeiroimovel