Entenda como descobrir quanto vale o seu imóvel

Entenda como descobrir quanto vale o seu imóvel

Assim como comprar, a venda de um imóvel também faz com que diversas dúvidas surjam no meio do caminho. A mais recorrentes de todas é, de longe, a melhor forma de avaliar o preço do seu imóvel da maneira mais precisa possível. Sabemos que no momento em diante que se anuncia o interesse em vender o seu imóvel, milhares de “amigos” aparecem com “conselhos” de como calculá-lo, mas na maioria das vezes esses conselhos passam longe de como realmente se apura o valor.

LEIA MAIS: É possível vender um imóvel financiado?

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas de como descobrir quanto vale o seu imóvel.

O que influência no valor do imóvel?

Antes de tudo é preciso compreender o que realmente influência no valor do imóvel. O seu valor é influenciando por inúmeros fatores, que vão desde dos mais racionais até os emocionais. Mas, com certeza os que mais se destacam é sua localização, o tamanho, se houve alguma reforma recentemente, o seu estado e os demais fatores que influenciam na oferta e na procura. Além de que, obviamente, quanto maior for, mais valerá.

A localização é o item de maior peso para descobrir o seu valor, pois ele varia dependendo se é próximo ou não a centros comerciais, transportes públicos, vias de acesso, hospitais, se é um bairro nobre ou não, dentre outros motivos.

Pesquise valores de imóveis similares

O primeiro método e um dos mais simples, é pesquisar imóveis semelhantes à venda na mesma rua ou em localizações que ofereçam praticamente as mesmas coisas. Isso com certeza ajudará com que o cliente chegue a um valor muito próximo ao seu. Mas é necessário pesquisar bastantes exemplos, para se tirar uma média de todos, pois mesmo estando em estados semelhantes, os valores podem variar, até por conta de detalhes, como padrões arquitetônicos ou idade do prédio, por exemplo.

Sites

Se já existe uma ideia de quanto está valendo o imóvel, a opção mais interessante é fazer uma grande pesquisa na internet. Existem muitos portais imobiliários que oferecem ferramentas onde permitem que o usuário encontre estimativas sobre o valor de seu imóvel. Há ainda alguns mais específicos, que pedem para o cliente fornecer a área, o número de dormitórios, suítes, vagas e claro, a localização. Assim, fornecendo exatamente o valor estimado, pois é feito a partir de pesquisas realizadas por profissionais, que vão diretamente aos edifícios para coletar informações mais técnicas.

É importante ressaltar que, de qualquer maneira, é preciso bastante atenção quanto ao profissionalismo do site, já que existem também os que agem de má fé. Portanto, percebe-se que mesmo contribuindo muito nesse tipo de estimativa, nada substitui a ajuda profissional “cara a cara”.

Corretor

Falando em ajuda profissional “cara a cara”, por mais que a tecnologia facilite muito a compra e venda de imóveis, como sempre falamos aqui, nada substitui a ajuda real de um profissional, isto é, um corretor de imóveis. Pois é ele que executará uma ampla pesquisa, se baseando nos encontros que terá com o cliente, mais algumas avaliações precisas. Na maioria das vezes, o corretor visitará o imóvel diversas vezes e por fim sugerirá um valor ao proprietário verbalmente.

LEIA MAIS: Entenda importância de um corretor de imóveis!

Porém, como nos diversos sites, é necessário que o cliente fique atento a procedência deste corretor, pois para elaborar o parecer técnico, o profissional precisa ter o título de avaliador imobiliário, que é garantido a corretores que possuam diploma de curso superior em gestão imobiliária ou de especialista em avaliação imobiliária, concedido por cursos do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, o Cofeci. Inclusive, no site da Cofeci, é possível consultar a lista dos corretores com título de avaliador imobiliário no CNAI, o Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários.  O documento é essencial em situações nas quais parentes ou cônjuges em processo de divórcio discordam do valor de um imóvel herdado ou compartilhado prestes a ser vendido.

Este parecer técnico é positivo para que o cliente não tenha ansiedade ao fazer negócio, já que o proprietário passar a conhecer realmente o preço de mercado e compreende com exatidão se está vendendo por um valor justo. Em casos de imóveis usados, onde a negociação é permeada por diversas contrapropostas, o parecer técnico é apresentado para se ter uma base ao valor estipulado pelo vendedor.

Por isso, se você realmente procura profissionais de seguranças que irão lhe ajudar da melhor maneira possível, entre em contato agora com os nossos especialistas, via WhatsApp, (41) 98803.6166, ou clicando aqui! Nós, da Imobiliária Capriatti, teremos o maior prazer em analisar e fornecer um valor justo, que se enquadre no que você deseja!

LEIA TAMBÉM:
7 Dúvidas frequentes sobre financiamento imobiliário
10 etapas que você irá percorrer para comprar o primeiro imóvel
Descubra qual imóvel cabe no seu bolso!

 #nostemosseuprimeiroimovel