É possível fazer uma mudança durante a quarentena? Entenda!

É possível fazer uma mudança durante a quarentena? Entenda!

O período da quarentena tem feito com que diversas dúvidas surjam quanto ao que se pode fazer ou não em relação a compra do imóvel. Porém, uma das questões que mais vem aparecendo neste momento é se é possível executar uma mudança durante a quarentena ou não.

Diante das proibições de viagens, funcionamento dos estabelecimentos, avenidas bloqueadas e multas por quem desobedecer e botar em risco os outros que também estão de quarentena, trata-se de um período de se acostumar com essas mudanças e compreender que nem tudo que estava planejado irá acontecer.

Porém, no caso de quem estava planejando se mudar justamente no período em que a quarentena entrou em vigor e que não há outra opção a não ser executar a mudança, por conta de um fim de contrato ou algo do tipo, não há muito o que fazer.

Afinal, posso me mudar ou não?

Diante das novas leis e regras que estão sendo estabelecidas para evitar o crescimento da pandemia, até o momento não foi anunciada nenhuma lei que proíba alguém de se mudar. Mas é claro que é necessário estar atento há várias outras situações que podem atrapalhar esta mudança de acontecer. Por exemplo, se você está se mudando para um prédio, é necessário contatar o síndico do local para se informar se há alguma nova norma adotada devido ao Covid-19.

Outro é que, por mais que os serviços de mudanças estejam incluídos como “essenciais”, muitas empresas acabaram reduzindo o seu período de funcionamento para evitar possíveis danos e que seus funcionários sofressem alguma contaminação. Por tanto, se for possível, neste momento seria mais viável que a mudança fosse feita por uma empresa pequena ou pelos próprios moradores.

Mas como nem sempre podemos fazer a nossa mudança, é importante entrar em contato com as empresas especializadas com muita antecedência, para perguntar os horários de funcionamento e para compreender os procedimentos de higiene que estão sendo tomados para evitar qualquer tipo de contaminação, como se informar se os funcionários estão utilizando os equipamentos necessários (máscaras e luvas) e até mesmo se existe algum procedimento que os clientes também devam tomar para evitar qualquer problema.

Se possível, leve somente o necessário

Como falamos acima, nem sempre dá para fazer uma mudança básica, levando somente o que couber em um carro. Mas existem muitas coisas que podem ser deixadas de lado e assim aliviar a mudança e, aproveitando o momento de crise que estamos vivendo, este pode ser um bom momento para você se desfazer de certas coisas e doar para pessoas que estão precisando mais do que nunca.

Adiar a mudança

Se mudar já é uma tarefa complicada normalmente, e dentro da situação em que vivemos atualmente, isto pode ser ainda mais complicado. Por isso, caso não haja nenhuma urgência na mudança, é ideal que se possível ela seja adiada alguns meses, pois mesmo tomando todas as possíveis precauções, ainda sim trata-se de algo que pode colocar você e os demais em uma situação de alto risco.

Caso ainda haja alguma dúvida quanto a mudança no período de quarentena, entre em contato conosco!