É melhorar morar em um apartamento? Entenda suas vantagens e desvantagens!

É melhorar morar em um apartamento? Entenda suas vantagens e desvantagens!

Atualmente, morar em um apartamento é praticamente visto como uma escolha óbvia, de uma maneira que dificilmente considera-se optar uma casa, como se morar em um “ap” fosse visto como sinônimo de mundo moderno. Porém, por incrível que pareça, existem milhares de pessoas que não trocam a sua casinha por nada, seja pelo costume ou até mesmo por preconceitos que colocou na sua cabeça em relação a se mudar para um apartamento. “Se trata de um espaço muito apertado e sem liberdade”, “não pode nada, tudo depende do síndico” e “Sufocante” são algumas frases comuns de se ouvir de quem nunca morou em um apartamento. Mas, será mesmo que é tudo isso? Existem vantagens e desvantagens? Sim! Pensando nisso, separamos as vantagens e as desvantagens de morar em um apartamento.

LEIA MAIS: Saúde em primeiro lugar! Saiba como escolher um imóvel que faça bem a sua saúde!

Como saber se tenho perfil para morar em um apartamento?

Para saber se o seu perfil combina ou não com apartamento é bem simples, você se vê deixando de fazer alguma coisa pelo bem do coletivo? Estaria disposto(a) a se colocar no lugar do próximo antes de fazer muito barulho ou qualquer coisa do tipo que atrapalhe alguém? Ou melhor, se sentiria bem deixando de fazer algo por ter noção que está ao lado, abaixo e acima de várias pessoas que nem sempre são parecidas com você? Por mais que essas perguntas pareçam trazer respostas que lhe obriguem a dizer que pensa no próximo, principalmente para não parecer egoísta, não é errado pensar na sua liberdade e não achar confortável ficar em um lugar praticamente coletivo. Talvez tudo isso só não combine com o seu perfil e está tudo bem! Mas, além de combinar ou não com o perfil, é bem claro que algumas vantagens fazem com que nós nos obriguemos a combinar com eles, não é?

Vantagens

SEGURANÇA

Provavelmente o fator da segurança seja o ponto mais óbvio, e o que mais determine escolher morar em um apartamento. Até por ser algo crucial no complicado mundo que vivemos atualmente. Diferente das casas, a maioria dos prédios possuem porteiros 24 horas por dia, sistemas de vigilância com câmeras e outros tipos de tecnologias que tornam assaltos serem mais difíceis de ocorrer. Mesmo em prédios que não possuam porteiros, ainda sim são mais seguros, visto que só por ter portões de entrada e muros altos, já evitam furtos. Com isso, morar em um apartamento com certeza possibilita que o seu sono seja muito mais tranquilo, ainda mais quando se tem filhos e idosos.

ÁREAS DE LAZER

Depois da segurança, as áreas de lazer também tem sido um fator bastante decisivo na venda de muitos apartamentos, principalmente por ser uma tendência atual. Além de ser ótimo ter uma academia, quadras poliesportivas, espaços de jogos, piscinas e até cinemas perto de você, a segurança também está inclusa nesse item, já que o morador e sua família podem ir a todos esses lugares sem precisar deixar a área comum do condomínio.

Além disso, mesmo que você possa pensar que também pode ter uma piscina em casa ou qualquer outra das opções que citamos, caso possua o privilegio financeiro de construir alguma área assim, lembre-se que qualquer coisa desse tipo em uma casa exigirá mais trabalho, com constantes manutenções ou preocupações.

CUSTO BENEFÍCIO

Além do fato do condomínio poder cobrir algumas despesas, como a água, gás e etc., morar em um apartamento também traz um custo benefício muito mais vantajoso. As casas costumam ser mais caras no valor de compra e de aluguel, e alguns gastos extras, que podem surgir de surpresa, não pesarão tanto no bolso de quem mora em apartamento, já que ele será dividido entre todos os moradores. Além disso, com um síndico administrando o condomínio, você se preocupará menos quando algum problema surgir, pois rapidamente profissionais capacitados cuidarão disso.

VIVA O COLETIVO!

Morar em prédio também pode lhe ensinar muito sobre se colocar no lugar do próximo, compreender o significado de coletivo e ainda desenvolver grandes laços de amizade. Muitas vezes, pelos vizinhos estarem na porta ao lado do seu imóvel, eles acabam desenvolver uma grande amizade, os amparando em diversas situações que surgem na nossa rotina. Quando se tem crianças em casa, isso se torna um benefício ainda maior, pois um edifício faz com que os pequenos criem amizades que podem o ajudar a desenvolver o seu lado mais sociável, e também fazendo com eles possam brincar dentro do próprio condomínio, nas áreas de lazer que citamos acima.

Desvantagens

REGRAS

Apesar das vantagens, certamente aceitar algumas regras restritivas é o primeiro ponto que pode incomodar quem está acostumado a morar em casa. A grande maioria dos condomínios possuem regulamentos e normas que tem como objetivo facilitar a convivência do conjunto. Mas, é claro que muitas dessas coisas podem ser vistas como incômodos sufocantes para quem gosta de liberdade. Assim, indicamos que antes de fechar a compra do apartamento, o cliente olhe atentamente as regras do lugar, verificando se combina com o seu estilo de vida.

PRIVACIDADE

Nem sempre as pessoas vão ter a sorte de encontrar prédios que possuam paredes grossas entre os apartamentos, e isto significa que você pode ouvir alguns ruídos vazando dos vizinhos, como música, choros, conversas, intimidades e televisões. Mesmo sendo o ponto que mais gera atritos entre vizinhos, compreenda que não é porque que você está morando em um edifício, que isso provavelmente irá acontecer. Por isso, antes de se mudar, também verifique se as paredes são finas ou não, conversando com os moradores, funcionários e etc.

MENOS ESPAÇO

Esse último ponto é claramente relativo. Pois, não é porque você mora em uma casa, que necessariamente possui mais espaço do que terá em um apartamento, já que isto depende diretamente da condição financeira de cada um. Mas, é comum vermos alguns moradores achando as construções atuais serem menores do que as casas de tamanho médio. Porém, não se esqueça que as vantagens, como áreas de lazer e segurança, se sobressaem quando o problema é o apartamento não ser tão grande como uma casa, não é mesmo? Além disso, se você procura por espaços grandes, não precisa abandonar a ideia de morar em um prédio! Basta procurar apartamentos mais antigos, que possuam uma arquitetura que privilegia o tamanho dos cômodos.

Percebeu como morar em prédios possui grandes vantagens? Se interessou? Então  entre em contato agora com os nossos especialistas, via WhatsApp, (41) 98803.6166, ou clicando aqui!

LEIA TAMBÉM: Como montar um jardim vertical em seu imóvel

 #nostemosseuprimeiroimovel