Entenda as documentações necessárias para comprar um imóvel

Entenda as documentações necessárias para comprar um imóvel

Comprar uma casa ou apartamento é sem dúvidas uma grande conquista, mas, antes de tomar essa decisão é preciso estar atento a todos os custos além do valor do imóvel.

A compra de um imóvel envolve muitos processos, e um deles é providenciar toda a documentação necessária para formalizar a aquisição, e essa documentação possui custos.

Os valores podem variar de região para região e costumam corresponder a 4% do valor do imóvel.

Em alguns casos o valor da documentação já está incluso no valor do imóvel e em outros ele é cobrado a parte. Isso dependerá da construtora responsável.

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Conheça agora as principais documentações necessárias para a compra de um imóvel.

As principais documentações necessárias para a compra de um imóvel

ITBI

A oficialização do processo de compra e venda só pode ser realizada após o acerto do ITBI (Impostos sobre a Transmissão de Bens Imóveis), que é um tributo municipal que deve ser pago na aquisição do imóvel.

Sem a confirmação desse pagamento, o imóvel não pode ser transferido e a documentação não é liberada.

Em geral, são necessários alguns documentos para emitir a guia de recolhimento do imposto, como contratos, comprovantes de pagamento e formulários próprios de cada município.

A taxa do ITBI é calculada sobre o valor venal do imóvel (o valor de mercado) e a alíquota pode variar em cada município, mas normalmente são estipuladas na casa dos 2% nas grandes cidades brasileiras.

Escritura Pública 

A escritura do imóvel é o documento público oficial que valida o acordo entre as partes, ou seja, torna o comprador finalmente dono de sua propriedade.

Ela é elaborada no cartório de notas e é o primeiro passo após a assinatura do contrato, oficializando a transferência do imóvel.

No caso de uma compra à vista, será sempre necessária a confecção de uma escritura em um tabelionato de notas, porém, no caso de um financiamento, o contrato emitido pelos bancos substitui a escritura.

Registro de imóvel

O registro de imóvel serve para tornar público a situação do imóvel e seu histórico, registrando sua propriedade, sendo possível a consulta a qualquer hora. 

Para registrar um imóvel é necessário, além da escritura, levar o comprovante de pagamento o ITBI.

O valor do imposto para registrar um imóvel varia de munícipio para munícipio, que é calculado com base no valor venal do imóvel e varia também de acordo com o estado.

Essas são 3 das principais documentações necessárias para a compra de um imóvel, no entanto, existem outras como o furejus e a taxa da caixa. Para saber mais sobre valores e as demais documentações consulte um de nossos especialistas!

Leia também: O que é o Subsídio do Minha Casa Minha Vida e quem tem direito?

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