Dividir um imóvel é bom, mas requer alguns cuidados. Entenda!

Dividir um imóvel é bom, mas requer alguns cuidados. Entenda!

Dividir um apartamento é uma ótima forma de dar início a sua independência e pode render ótimos aprendizados de convivência social, aprendizados estes que irão refletir em toda a nossa vida.

Mas é claro que tudo isso exige algumas regras importantes de convivência e organização para que tudo não acabe se transformando em um pesadelo, e tenha o sentido oposto da experiência. Deseja dividir um imóvel com alguém? Então veja as nossas dicas abaixo para que não se caia em uma cilada!

Administração de gastos

A administração de gastos é sempre uma das maiores causas de desentendimentos na hora de dividir um imóvel. Por conta disso, é ideal deixar tudo claro desde o inicio da estadia, como estipular compras básicas (arroz, feijão, papel higiênico, produtos de despesas), definindo quem compra o que ou se os gastos serão sempre divididos igualmente.

O mesmo precisa ser deixado claro na hora das contas básicas, como luz, água, internet e aluguel (caso seja um imóvel alugado), evitando discussões que no fim, só levam a um estresse totalmente desnecessário.

Organização

Falando em evitar discussões desnecessárias, temos outro ponto importantíssimo para a boa convivência: a organização! Sempre anote ou mande mensagem quando comprar algum item para a casa, para que todos fiquem cientes dos gastos no final do mês.

Claro que a organização também está totalmente vinculada a higienização da casa, afinal, você precisa sempre ter em mente de que não está morando sozinho(a) e que por mais que a preguiça possa falar alto, você não deve deixar nada para amanhã, já que os outros também utilizarão o espaço e ninguém merece uma casa suja. Assim, recolha tudo que utilizar, lave e seque após terminar uma refeição, divida a limpeza dos cômodos úteis com o resto dos moradores e etc.

Com quem dividir

Reflita muito antes de escolher com quem irá dividir o imóvel. Não caia no erro de querer descolar logo a sua independência e aceitar qualquer coisa, pois isso trará um grande prejuízo para você futuramente.

Afinal, dividir um imóvel com alguém é como um casamento, você terá que conviver sempre com a pessoa, provavelmente criará um vinculo afetivo, dividirá de alguma forma a sua intimidade e tudo mais que acontece na sua rotina.

Por isso é essencial que você escolha pessoas que tem uma certa semelhança com os seus gostos pessoais ou que você consiga sentir que irá desenvolver uma boa convivência e não, não adianta ignorar aqueles pequenos erros e incomodos logo no começo que você está animado(a), pois isto também será complicado futuramente.

Mobília

Por último, mas não menos importante, precisamos falar da mobília. Se você tiver a sorte de ir para um imóvel que já esteja mobiliado, aproveita esse privilégio, sempre cuidado de tudo como se fosse seu.

Mas, se o imóvel estiver vazio e você e os outros moradores começarem do zero, é indicado que se divida tudo que for de uso comum de todos, ou seja, cada um pague por um artigo necessário para o funcionamento, sempre equiparando os valores de forma justa.

Como podemos perceber, seguindo essas dicas básicas, a sua convivência e a dos outros moradores será muito mais fácil e harmoniosa. Está procurando um imóvel para dividir? Então entre em contato agora com os nossos especialistas da Capriatti Imobiliária, via WhatsApp, (41) 98803.6166, ou clicando aqui!

#nóstemososeuprimeiroimóvel!