Dicas para tornar o Home-Office mais produtivo!

Dicas para tornar o Home-Office mais produtivo!

No período que estamos vivendo, uma parte da população está encarando pela primeira vez uma nova forma de trabalhar, o muito falado Home-Office. Por mais que para alguns, o Home-Office já fosse um velho conhecido, para outros está sendo uma experiência nova, que pode assustar bastante no começo ou pior, por não saber lidar com a liberdade que trabalhar em casa pode gerar, muitos acabam ficando mais improdutivos, colocando em risco o seu trabalho.

Essa falta de produtividade pode crescer ainda mais nos tempos da pandemia, já que a situação em o mundo se encontra é realmente assustadora e isto pode gerar algumas crises de ansiedade que obviamente acabam travando a produtividade do trabalho.

Pensando nisso, lhe daremos algumas dicas para tornar o Home-Office mais produtivo!

Cumpra seu horário

Controle de Ponto e Jornada de Trabalho: guia de como fazer

Se você possui um horário fixo de trabalho e está fazendo Home-Office pela primeira vez durante o período de quarentena, cumprir o seu horário é a primeira coisa que você deve deixar muito claro na sua mente para não se atrapalhar. Por mais que essa modalidade de trabalho pareça lhe dar mais liberdade, não se engane! Pois atrasar o horário de início ou estender o horário para terminar uma coisinha ou outra, pode fazer com que você se desconecte com os seus parceiros de trabalho. Por exemplo, se você está desconectado do horário normal, acaba tendo um problema ou vendo algum erro, mas não ter como consertar na hora por estar fora do horário comercial.

Além disso, não cumprir o seu horário corretamente pode prejudicar a sua saúde mental e fazer com que se sinta mais exausto do que o normal. Por isso, mantenha a sua rotina como se ainda estivesse indo diariamente para a empresa!

Não fique de pijama

Especialista dá dicas para manter a produtividade em casa - propmark

Falando em manter uma rotina, uma forma de fazer a sua produtividade acontecer no Home-Office é trocar de roupa como se fosse sair para trabalhar. Obviamente você não precisa vestir uma calça social, um salto ou usar a sua melhor roupa, mas só de não estar utilizando pijama, você já sentirá uma motivação para começar o dia! Afinal, o pijama é um vestuário que remete muito a aquele momento de relaxar, como a hora de dormir ou até mesmo o final de semana, o que pode deixar o seu psicológico mais preguiçoso.

Tenha um local para chamar de seu Home-Office

Como se vestir e organizar seu tempo em home office | A Gazeta

As roupas e o manter o seu horário corretamente ajudam muito na produtividade do seu Home-Office, mas nada funcionará se você também não montar um espaço só seu para ser o seu local de trabalho. Obviamente que na hora de estabelecer este local, você precisa levar em conta se ele é silencioso o bastante para não lhe atrapalhar, se a iluminação é boa, se você tem uma mesa e uma cadeira que lhe mantenha confortável e obviamente, evitar de qualquer forma trabalhar na cama!

Dentro disso, lembre-se também de escolher um lugar que o mantenha distante de distrações, como uma televisão ou algo do tipo.

Avise a família

Como equilibrar trabalho e família em home office

Se você mora sozinho, este item realmente não é para você. Porém, se você é casado(a) ou mora com algum familiar, deixe claro que o horário do seu expediente é o horário do seu expediente, ou seja, converse para estabelecer limites de que não é porque você está em casa, que você pode parar para conversar, para ajudar alguém em algumas coisa e etc.

Além disso, se for possível, mantenha a porta fechada para deixar isto ainda mais claro. Porém, caso você tenha filhos, eventualmente vai precisar parar alguns minutos para dar atenção a eles e para que isso não atrapalhe a sua produtividade, defina alguns horários que fará isso, como se fosse aquele cafezinho que você vai tomar com seus colegas para descansar a mente um pouco.

Utilize ferramentas para organizar o seu tempo

Ferramentas para empresas: organização e comunicação - Blog da ...

Organização é a chave para aumentar a sua produtividade no Home-Office. Mas sabemos que diante de tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, no trabalho e no mundo, nem sempre é fácil se organizar. E para isso, existem algumas ferramentas que podem lhe ajudar a manter tudo organizado na sua rotina.

O Google Calendar é uma dessas ferramentas perfeitas para o seu planejamento diário. Além de ser gratuito e super fácil de utilizar, ele irá ajudar muito na hora de estabelecer metas e deixar tudo marcado o que você precisará realizar durante o dia, ainda colocando alguns alertas para que você não se esqueça de cumprir.

Google 101: how to add more calendars to your Google Calendar app ...

Além do Google Calendar, outras ferramentas que são tão eficazes quanto e que funcionam de forma semelhantes são: Trello, Asana e Evernote.

Uma dica importante dentro disso é que nos primeiros dias você se force a sempre conferir as suas tarefas no final do dia, e que você também deixe os seus 10 minutos finais de expediente para planejar o dia de amanhã ou até mesmo o resto da semana. Com o tempo você deixará de se forçar a conferir e fará tudo com muita naturalidade.

Não são todos que conseguem lidar com o Home-Office com muita facilidade, por isso é importante seguir algumas destas nossas dicas. Lembrando que, por mais que seja importante executar o seu trabalho da melhor forma possível no Home-Office, devido ao momento que estamos passando, podemos ter alguns dias difíceis e se eventualmente algo não aconteceu como o planejado e isto não lhe prejudicará no trabalho, tente não se cobrar tanto e apenas estabeleça na sua organização que amanhã isto será resolvido.