Dicas para escolher o bairro perfeito para morar!

Escolher um novo imóvel para chamar de seu, nem sempre se trata de uma tarefa fácil. Afinal, além de ter que encontrar um imóvel que tenha uma boa estrutura e com um valor que caiba no bolso, ainda é preciso avaliar diversos outros pontos importantes para você e os demais futuros moradores, como a sua localização.

Na hora de comprar um imóvel, selecionar um bairro pode ser o primeiro passo, visto que ele é um dos fatores mais decisivos para fechar uma compra, já que se você acabar escolhendo um bairro ruim, provavelmente você terá muitas dores de cabeça pelos próximos anos em que morar no imóvel. Para encontrar um ótimo bairro para morar, é fundamental colocar suas expectativas no papel e se informar, com vizinhos e até mesmo com um profissional capacitado, um corretor imobiliário.

Mas, para te ajudar ainda mais nesse momento crucial, veja abaixo algumas dicas para escolher o bairro perfeito para se morar!

Considere sua rotina e estilo de vida

Considerar seu estilo de vida e rotina é um dos fatores mais importantes para encontrar o bairro perfeito para se morar. Afinal, encontrar um bairro que facilite a sua rotina é extremamente importante. Por exemplo, se você tem filhos, um bairro com hospitais e escolas nas proximidades, irá facilitar muito a sua rotina.

Porém, quando não é possível morar perto de locais importantes para a rotina, como trabalho, mercado, escolas e etc., é interessante procurar por bairros que ofereçam fácil acesso a esses pontos, verificando também as condições de trânsito e linhas de transporte público próximos à região.

Já quando se fala em estilo de vida, é importante ter em mente quais são as principais necessidades e prioridades dos moradores. Por exemplo, se você é uma pessoa com uma vida social ativa e prefere ir em locais badalados, um bairro mais familiar talvez não lhe agrade, e vice e versa.

Segurança

Indispensável em qualquer tomada de decisão, a segurança é outro fator que é necessário ver antes de bater o martelo em um imóvel. Avalie se o bairro é seguro, observando as condições de iluminação, câmeras de segurança, policiamento, movimento da rua (principalmente no período da noite) e etc. Para saber mais sobre a segurança do bairro que lhe interessou, uma dica é conversar com os moradores da localização.

Infraestrutura

Porém, não é só de iluminação pública que deve ser importante ter atenção. Na verdade, toda a infraestrutura do bairro deve ser observada, como calçadas, abastecimento de água, espaços públicos bem conservados e limpos e condições de recolhimento de lixo. Tudo isso, sem esquecer de avaliar a acessibilidade do bairro, ou seja, a qualidade das vias de acesso e a eficiência do transporte público. Estes pontos dificilmente são conversados de forma natural, então é preciso ir atrás para recolher respostas.

Bairros autossuficientes

Descobrir se o bairro que você deseja morar é autossuficiente ou não, é um ponto muito importante. Mas, o que são bairros autossuficientes? Bom, o nome já diz, são aqueles bairros em que na sua região oferecem diversas variações de serviços e estabelecimentos que lhe supram na sua rotina, como supermercado, padaria, farmácias, restaurantes, atendimentos médicos e outros pontos que não lhe obriguem a sair do bairro para conseguir o que quer.

Trace seu perfil e suas expectativas

Se tem algo que diminuirá muito as chances de escolher um bairro errado é colocar no papel tudo o que for importante para você ter perto da sua futura moradia, para que assim visualize melhor o cenário geral, funcionando com uma bússola para cada passo da busca.

Fale Conosco

Descubra quais são as melhores alternativas de crédito imobiliário para você, simule suas parcelas e conquiste o seu primeiro imóvel!​

Te ajudar a conquistar o seu imóvel: sim 👍

Fazer spam: não 👎

Seu e-mail está seguro conosco.

Ou fale conosco via