Dicas para acertar na decoração em imóveis pequenos!

Dicas para acertar na decoração em imóveis pequenos!

Há quem prefira um imóvel grande, mas também há quem não dispense um imóvel mais compacto.

Inclusive, tem crescido no mercado imobiliário a procura por kitnets e/ou lofts, principalmente pelo público mais jovem.

Este público, por conta da “rotina corrida”, acaba escolhendo imóveis que são mais fáceis de manter, de encontrar em determinadas regiões, e, claro, mais fáceis também de limpar e organizar!

Seja como for, quem possui um imóvel pequeno já deve ter se deparado com uma dúvida bastante comum: como acertar na decoração?

Quem tem um imóvel pequeno sabe que a decoração deve ser muito bem pensada, para que o lugar não fique muito sufocado e nem fique simples demais.

Se esse é o seu caso, veja abaixo algumas dicas para acertar na decoração do seu imóvel pequeno!

Paredes claras

As cores claras transmitem ao nosso cérebro a sensação de amplitude.

Por conta disso, em apartamentos pequenos, as cores claras são sempre bem-vindas e acabam revolucionando os cômodos, principalmente se antes ali havia uma paleta de cores mais escuras.

É claro que isso não significa que você precisa pintar todas as suas paredes de branco e deixar a casa com aquele ar de “consultório médico”, mas sim buscar tonalidades mais claras que possam iluminar e energizar os ambientes, como os conhecidos e amados tons pastéis.

Nichos e prateleiras

Mesmo que você não se considere uma pessoa acumuladora, inevitavelmente você vai ter muita coisa para guardar, sejam roupas, objetos de decoração, livros e etc.

Em apartamentos pequenos, quando não há espaço na horizontal para guardar essas coisas, é preciso aproveitar o que mais se tem: paredes!

Prateleiras, nichos ou móveis aéreos são os melhores amigos de quem tem um apartamento pequeno e precisa de espaço para organizar os seus objetos.

Por isso, use e abuse deles, pois assim todas as coisas vão acabar se organizando melhor, ajudando na eficiência do lar!

Espelhos são grandes aliados

Outra coisa que pode ser o melhor amigo de quem mora em um imóvel pequeno é o espelho!

Espelhos na decoração possuem uma eficiência muito grande, pois é certo que a sua presença garante muitos benefícios no espaço.

Isso porque usar espelhos em seu imóvel compacto oferece mais amplitude ao espaço, visto que eles realmente garantem um efeito impressionante no resultado.

Colocados estrategicamente, os espelhos darão a impressão de dobrar o tamanho do local, e, para conseguir este efeito, é importante que eles sejam aplicados em uma parede que reflita o cômodo, sendo mais comum em salas e quartos.

O mesmo acontece com a aplicação de porta de vidro entre ambientes integrados, pois, mesmo quando elas estão fechadas, ainda é possível ver o outro lado, causando um efeito interessante de amplitude, que ajuda a aumentar essa sensação de espaço.

Uma dica importante no uso dos espelhos: evite coloca-los atrás de aparelhos eletrônicos, para que os fios não fiquem refletindo e, por consequência, causando o efeito contrário. 

Iluminação faz a diferença

Da mesma forma que as cores claras em paredes contribuem para valorizar o espaço em apartamentos pequenos, o mesmo ocorre com a iluminação, pois ela traz aconchego e amplia o espaço.

Apenas uma lâmpada fixa no centro do cômodo acaba o tornando ainda menor, e isso serve para ambientes de qualquer tamanho, apesar de apresentar maior evidência nos espaços menores.

Para evitar isso, é ideal que se aposte no maior número de lâmpadas e na capacidade de iluminação, e se atente aos diferentes tipos de luz e os efeitos que causam.

Enquanto a luz branca se assemelha à luz natural e está mais ligada aos ambientes de trabalho – como escritório, lavanderias e cozinhas -, a luz amarela é mais quente, causando maior sensação de aconchego, sendo ideal para quartos e salas.

Em apartamentos pequenos onde os espaços são integrados, a melhor solução é ter dois interruptores para que se controle a situação toda.

Por exemplo, em apartamentos com lavanderias integradas com cozinhas, a melhor opção é a luz branca.

Já em quartos com home office, a melhor opção é utilizar a luz amarela e a luz branca, mas deixando a branca centralizada para as horas de trabalho, e a amarela nos cantos, para a hora de descansar.

O mesmo vale na integração de sala com cozinha, ou seja, branca enquanto estiver preparando a refeição, e amarela para relaxar na sala.

Móveis multifuncionais

Na hora de escolher móveis, uma dica valiosa é escolher mobílias e peças que tenham mais de uma função, os multifuncionais.

Optar pelos multifuncionais fará com que não seja necessário investir em uma série de itens.

Se há orçamento suficiente para investir em seu imóvel, é interessante optar por móveis planejados para cada espaço, já que as peças serão feitas sob medida para cada ambiente, e terão funções especificas para atender ao seu lar

Erros fáceis de se evitar ao decorar seu apartamento pequeno:

Exageros na decoração

Quando se fala em erros que causam aquela sensação de sufocamento em apartamentos pequenos, logicamente o mais comum é o exagero na decoração.

Pratique o famoso desapego e mantenha apenas aquilo que realmente tem relevância!

Além disso, querer decorar demais também é um problema, a conhecida frase “menos é mais” é mais verdadeira do que pode parecer.

Uma dica é ir comprando os itens decorativos aos poucos, para ir sentindo a decoração no seu dia a dia.

Distância entre a mobília

Não é porque o seu imóvel é pequeno que você deve encurralar os seus móveis dentro dele, principalmente se você possuir móveis grandes.

Por isso, mantenha uma distância média de, pelo menos, 60 centímetros entre cada móvel, pois assim poderá circular tranquilamente pela sua casa.

Mudar o piso de um cômodo para outro só atrapalha

Tem quem ache que mudar o piso de um ambiente para o outro em um imóvel pequeno acaba ajudando nas divisões dos cômodos, mas na verdade isso causa o efeito oposto.

Quando se muda de piso de um ambiente para outro, acaba delimitando o espaço, causando a sensação do local ser ainda menor. Utilizar apenas um tipo de piso diminui essa sensação de sufoco.

Viu só como decorar o seu imóvel pequeno é mais simples do que se imagina?

E, se você está procurando um imóvel compacto para chamar de seu, entre em contato com a Capriatti Imobiliária e fale com um dos nossos profissionais capacitados!