Descubra como escolher o tamanho do imóvel ideal para você!

Descubra como escolher o tamanho do imóvel ideal para você!

Entre todas as escolhas que temos de fazer na hora de pesquisar o nosso primeiro imóvel, uma das coisas que mais se leva em consideração, o que pelo menos se deveria levar, é a questão do tamanho do imóvel. Visto que se trata de um investimento que, na maioria dos casos, é para toda a vida, calcular o tamanho do seu imóvel é uma questão que demanda bastante reflexão, principalmente para que não haja nenhum arrependimento futuro.

Quer saber como escolher o tamanho do seu imóvel com muita precisão? Então veja abaixo as nossas dicas!

Considera o tamanho de sua família

A primeira coisa que você deve analisar antes de tudo é considerar o número de pessoas que irá morar no imóvel, ou seja, o tamanho de sua família. Afinal, a última coisa que você quer é que algum dos seus entes queridos se sinta desconfortável no novo imóvel, não é mesmo?

LEIA MAIS: O que avaliar na compra de um imóvel quando se tem filhos

Se você é recém-casado(a) e possui o desejo de aumentar a sua família, isto é, ter filhos, você precisa escolher um apartamento médio que possua, pelo menos, dois ou três dormitórios, dependendo de quantas crianças o casal planeja ter em breve. O mesmo vale para casos onde você precise futuramente ter que abrigar algum familiar, como pais idosos que necessitarão de um cuidado maior.

LEIA MAIS: Cuidados e vantagens ao comprar um imóvel em conjunto com parceiro(a)

Se você possui animais de estimação, sabe quem eles também são membros da família. Então é necessário considerar um espacinho para que ele faça as suas necessidades, um cantinho para dormir e que, se possível, possua uma sala espaçosa, que é onde geralmente os pets passam a maior parte do tempo gastando as suas energias. O mesmo vale para caso você possua o interesse de ter algum futuramente.

LEIA MAIS: O que avaliar na compra de um imóvel quando se tem pets

Praticidade

Dentro dessa questão do tamanho do seu futuro imóvel, é importante levar em conta a sua praticidade. Praticidade essa que vai desde da escolha de uma boa localização, principalmente se você tiver pequenos em casa, até mesmo encontrar um lar que não seja maior do que o necessário, visto que isso poderá trazer mais dificuldades na hora da organização e limpeza dos cômodos.

LEIA MAIS: Quais os benefícios de morar perto de centros comerciais?

Quando se é solteiro(a)

Se você é solteiro e não tem muita pretensão de casar futuramente, ou é recém-divorciado(a) e procura por um espaço que comporte o seu estilo de vida, apartamentos compactos são uma ótima opção. Estes modelos de apartamentos são tendência no mercado atual, principalmente por suprirem muito bem as necessidades de uma só pessoa. A boa notícia é que esses apartamentos compactos apresentam um valor mais em conta que os demais, principalmente quando estamos falando de kitnets, que trazem diversas vantagens.

LEIA MAIS: 5 vantagens de morar em uma Kitnet

Mas, se você ainda é jovem e está apenas iniciando sua jornada de independência, lembre-se do que falamos acima: comprar um imóvel é uma escolha que é feita para ser planejada por muitos anos. Portanto, considere todas as surpresas que o futuro pode lhe desejar, como conhecer alguém e querer morar junto, e acabar se arrependendo de ter comprado um imóvel que não suprirá as necessidades de espaço de mais uma pessoa morando no local.

LEIA MAIS: Afinal, existe idade ideal para comprar o primeiro imóvel?

Outro ponto a se pensar, é o dos seus hábitos sociais. Suas preferências sociais também são um fator que deve influenciar no imóvel escolhido, visto que se você gosta de receber amigos e entes queridos, obviamente precisará de um espaço um pouco mais amplo, que deixe todos os convidados muito confortáveis.

Estilo de vida

Falando em hábitos sociais, o estilo de vida também deve ser considerado. Além de receber pessoas em seu imóvel, é preciso levar em conta se você recebe muitos familiares em casa que têm o costume de dormir ou passar um tempo lá, visto que isso fará com que você busque por um imóvel que possua um quarto extra, para se tornar o de hospedes.

Outro ponto em relação ao estilo de vida, é o seu trabalho. Se você costuma a trabalhar no estilo home office, certamente passa muito tempo dentro de casa. Por conta disso, é essencial que se planeje um espaço reservado onde você possa trabalhar de maneira confortável, como um quarto que possa ser transformado em um escritório, ou até mesmo uma sala um pouco maior que possa ter algo canto que seja transformado em seu local de trabalho. Isso sem contar que, acima de tudo, necessita lhe passar a sensação de conforto.

Mobília

Se existe uma questão que, na maioria dos casos, é deixada de lado na hora de sair pesquisando os imóveis é a mobília. Isso porque muitos clientes acabam esquecendo de considerar o tamanho dos móveis que possuem no lar atual, móveis estes que não tem pretensão alguma de se desfazer, e na hora da mudança acabam percebendo que o novo lar não comporta o seu tamanho.

LEIA MAIS: 6 Dicas para não se estressar na hora da mudança!

Por isso, na hora de visitar alguns locais, avalie se o espaço comporta suas mobílias atuais, considerando também que talvez precisará abrir mão de alguns itens, para investir em novos ou até planejados, principalmente em apartamentos menores.

Como você pode perceber, há muitas coisas que é preciso levar em conta na hora de escolher um novo imóvel. Caso ainda haja alguma dúvida ou deseje se mudar e quer encontrar imóveis que se adequem ao seu perfil, entre em contato agora com os nossos especialistas, via WhatsApp, (41) 98803.6166, ou clicando aqui!

LEIA TAMBÉM: 5 erros que não devemos cometer na compra do primeiro imóvel

#NósTemosSeuPrimeiroImóvel