Cozinha compacta: dicas para aproveitar o espaço

A cozinha é aquele cômodo que carrega grandes lembranças, seja de uma reunião familiar, entre amigos, ou até mesmo lembranças de infância, onde víamos os mais velhos nos dar grandes ensinamentos de cozinha e da vida.

Independente da condição financeira, momentos inesquecíveis como esses ocorrem tanto em cozinhas grandes, como as mais compactas.

Afinal, essas lembranças estão mais atreladas ao aconchego que o ambiente passa, do que o seu tamanho em si.

Porém, quando se tem uma cozinha compacta, sempre há dúvidas de como realmente deixar aquele espaço com o mesmo proveito e aconchego que víamos nas casas dos nossos familiares.

Se você tem uma cozinha pequena e também já quebrou a cabeça pensando em formas de deixar esse cômodo aconchegante e pronto para construir novas lembranças boas, veja abaixo algumas dicas de como aproveitar o espaço!

Prateleiras

Conhecidas pela versatilidade e por facilitarem a vida de quem necessita ganhar espaço, as prateleiras são perfeitas para uma cozinha compacta.

Com as prateleiras, é possível criar lugares para organizar os seus temperos e seus demais potes, assim não tendo a necessidade de investir em muitos armários.

Aliás, sabendo utilizar bem as prateleiras, o morador consegue até mesmo dispensar qualquer tipo de móvel, otimizando os espaços verticais e os famosos cantos entre a geladeira e a parede.

Móveis planejados

Quando se fala em maneiras de ganhar espaço em cômodos compactos, obviamente é necessário citar os móveis planejados.

Ter móveis planejados facilitará muito na criação desse espaço aconchegante na sua cozinha pequena, já que, como o próprio nome diz, eles são planejados para organizar o ambiente e utilizar espaços disponíveis que nem sempre são percebidos.

Um projeto bem executado irá aproveitar tudo da melhor forma, além de também ser pensado para facilitar a rotina dos moradores, buscando soluções que nunca pensaríamos antes.

As paredes são boas amigas

Se móveis planejados e prateleiras já são boas soluções, usar e abusar das paredes é mais certeiro ainda.

Isso porque as paredes nem sempre são espaços bem aproveitados, seja na cozinha ou seja em qualquer outro lugar do imóvel, e nelas, usando muito a sua criatividade, podem praticamente fazer mágica com os espaços.

Por exemplo, barras imantadas para organizar os talheres, painéis, barras com ganchos e kits aramados são boas ideias para desafogar móveis e gavetas, além de deixar o ambiente muito mais charmoso, lembrando muito aquelas cozinhas profissionais que vemos em filmes e outras produções.

Use e abuse dos organizadores

É claro que os organizadores também não poderiam faltar aqui!

Afinal, se você possui armários altos ou até bancadas, os organizadores próprios para cozinha podem funcionar até mesmo como suporte para xícaras e pratos, dando uma boa ajuda no aproveitamento do espaço.

Os organizadores são peças chaves para cozinhas compactas, porque, pode até não parecer, mas embalagens e outras coisas consideradas “pequenas” ocupam mais espaço do que parece, além de também criarem aquela sensação de bagunça.

Armários altos

Como falamos acima, os organizadores são perfeitos principalmente em casos de armários altos.

Porém, se você não tem nenhum armário alto na sua cozinha pequena, a nossa dica é justamente também investir neles.

Instalar armários altos, do tipo aéreo, rente aos tetos, aumenta a circulação na cozinha e tira um pouco a sensação de claustrofobia.

Iluminação

A peça chave de se ganhar espaço em cômodos pequenos é sempre a sua iluminação.

A boa iluminação não só contribui para aliviar a sensação de aperto, como fica bonita em qualquer tipo de decoração.

Por exemplo, uma luminária de parede ou até um pendente bem grande são perfeitos para uma cozinha mais clássica, mas que ao mesmo tempo tem toques modernos, ou até mesmo uma iluminação oculta nas prateleiras e armários.

Porém, é sempre bom lembrar que existem diversos tipos de iluminação, que causam diversas outras sensações nos espaços.

Por isso, deixe essa parte com um profissional, que saberá muito bem como fazer com a iluminação aliviar o cômodo.

Fale Conosco

Descubra quais são as melhores alternativas de crédito imobiliário para você, simule suas parcelas e conquiste o seu primeiro imóvel!​

Te ajudar a conquistar o seu imóvel: sim 👍

Fazer spam: não 👎

Seu e-mail está seguro conosco.

Ou fale conosco via