Conheça o estilo Boho, a decoração que pode revolucionar o seu imóvel!

Conheça o estilo Boho, a decoração que pode revolucionar o seu imóvel!

Tem gente que sempre gostou de investir em uma boa decoração para a sua casa, e tem quem tenha pegado gosto nos últimos tempos, visto que a quarentena fez com que muitos repensassem a forma como enxergam o seu lar.

Afinal, se você vai passar momentos únicos na sua casa que marcarão sua vida para sempre, investir na decoração dela só faz com que ela seja mais sua e fique ainda mais confortável.

Quando falamos em decoração para a nossa casa, um estilo que tem se tornado tendência e tem ganhado cada vez mais admiradores é o Boho, também conhecido como Bohemian Chic ou simplesmente Boho Chic.

É um estilo que mistura características de vários outros estilos, criando, assim, uma diversificada influência que resulta em uma decoração única e cheia de charme!

Conheça abaixo um pouco mais sobre o estilo Boho, e descubra como ele pode revolucionar a decoração do seu imóvel!

Estilo Boho

O Bohemian Chic, conhecido no Brasil como Boho Chic, é um estilo boêmio contemporâneo que tem como característica principal na decoração de interiores a mistura de influências de inúmeros estilos, com toques hippies, vintages, orientais, étnicos e etc., causando, assim, decorações únicas e surpreendentes.

O Boho é uma abreviação da palavra francesa Bohémien, que se refere a ciganos e a um grupo específico de pessoas que viajaram da Boêmia, região da República Tcheca.

Como sabemos, com o tempo a palavra evoluiu para significar pessoas que levam um estilo de vida nômade, que viajam bastante e se divertem por aí sem muito compromisso.

Ou seja, só com esse significado um pouco mais aprofundado, já dá para entender a beleza dessas misturas que compõe o estilo Boho.

No geral, o estilo Boho traz uma pegada mais rústica, misturando texturas naturais com acabamentos coloridos, com um toque equilibrado.

Assim, o Boho Chic é um estilo que dará muita personalidade ao seu imóvel, mas também dará toques de aconchego, que é o que mais precisamos neste momento.

Veja abaixo algumas referências de decoração utilizando o Boho Chic:

Dicas para utilizar o estilo Boho Chic no seu lar!

Cores

Dentre muitas dicas, as cores sempre precisam ganhar mais destaque, visto que elas são, geralmente, uma das as primeiras coisas que muitos decidem na hora de redecorar o seu lar.

Quando se fala no estilo Boho Chic, a primeira regra é esquecer todas as regras e aquelas fórmulas infalíveis de decoração de combinação cores, já que uma das características principais do Boho é justamente misturar cores brilhantes e muitas estampas, com flores (principalmente os cactos) e muito tribal, étnicos e etc.

Claro que cores brilhantes não são a preferência de todos.

Se este for o seu caso, procure adotar uma mistura de cores mais suaves, como tons de verde oliva, amarelo mostarda, conhaque, e outros tons mais “terra”, visto que os tons de marrom, bege, verde oliva e preto são os que mais lideram nesse estilo, sem esquecer de algumas cores brilhantes como prata e dourado.

No estilo Boho, apesar da mistura de cores e estampas ser mais comum, procure colocar os tons neutros sempre como a base da decoração, como bege, marrom ou verde, e assim ir criando combinações que conversem entre si, e que também combinem com o seu estilo.

O mais importante no uso de cores é compreender que há no Boho mais liberdade para misturar cores e estampas ousadas.

Vintage é muito bem-vindo!

Muitos acreditam que a moda do Vintage na decoração já foi faz tempo.

Porém, com o crescimento do Boho, as peças vintages voltaram com tudo!

Isso porque, como falamos acima, o Boho tem um pouquinho da moda hippie, então peças que lembrem esse movimento de espírito livre dos anos 60 e 70 são muito bem-vindas.

Por isso, na hora de escolher as peças para aplicar na decoração da sua casa, vale uma pesquisa no Google, buscando fotos e capas de revistas que exploravam esse movimento nos anos 60 e 70. 

A mistura das culturas é o toque importante no Boho

Já deu para perceber que a palavra-chave do Boho é “mistura”, e realmente não há como criar um espaço Boho na sua casa sem misturar peças de diversas culturas e regiões.

A mistura das culturas no Boho não traz uma regra, é a famosa “bagunça organizada”.

Ou seja, vale empilhar livros de arte nas mesas de café ou nas prateleiras, pendurar capas de álbuns, quadros ecléticos de arte e muito mais.

O importante é que o espaço consiga equilibrar a organização com essa abordagem mais extravagante.

Acabamentos

Ainda falando da forte influência do movimento hippie sobre o Boho Chic, uma dica importante é dar destaque para acabamentos rústicos e naturais, com acessórios de madeira, cânhamo e etc.

Ou seja, enquanto as paredes pedem mais tecido e textura, os acessórios de chão pedem mais macramê, tapetes de sisal, banquinhos de couro (de preferência couro ecológico), entre outros.

Sempre lembrando que, por mais que estes acabamentos mais naturais e rústicos sejam fundamentais, isso não impede de utilizar luminárias e outros objetos que deem brilho a estes elementos.

Escalas parecidas evitam o exagero

Como o Boho exige essa mistura de peças cheia de informação, sempre existe o perigo do exagero e aquela sensação de estar sufocando o espaço.

Por conta disso, a dica para evitar que se extrapole na decoração é encontrar um padrão.

Por exemplo, texturas que já estejam presentes no ambiente, ou até mesmo repetir peças e padrões, o que deixa tudo ainda mais confortável.

O importante é que o espaço consiga transparecer o estilo Boho, ao mesmo tempo em que transparece o estilo do(a)(s) morador(a)(es).

No caso das estampas, outra característica marcante no Boho é a importância de que elas conversem entre si de alguma forma, para que elas não se destaquem uma das outras.

Padrões parecidos funcionam bem, e é indicado que pelo menos dois terços das estampas sigam a mesma escala.

Plantas

Como você já deve imaginar, plantas são muito bem-vindas no estilo Boho Chic.

Ou melhor, são praticamente essenciais!

Se você gosta de ter plantas em casa, então com certeza é hora de abusar das mais variadas espécies e formas.

Uma dica interessante, principalmente para quem não tem muito tempo de cuidar de plantas, são os cactos, que, além de serem totalmente Boho Chic, ainda dão aquele ar de espaço moderno e também são plantas que exigem pouca atenção e cuidado.

Viu só como essa tendência de decoração pode te surpreender e renovar os ambientes do seu lar?

Agora, se você se interessou, é hora de botar a mão na massa e usar e abusar da criatividade!

E se você se interessou pelo estilo Boho, mas ainda está procurando um imóvel para chamar de seu e decorar, fale já com a Imobiliária Capriatti e descubra com os nossos especialistas o imóvel que combina com o seu estilo de vida!