Conheça a cor escolhida de 2020 pela Pantone

Conheça a cor escolhida de 2020 pela Pantone

Com um novo ciclo prestes a começar, novas tendências do mundo da decoração começam a surgir. Como é o caso da Pantone – Empresa mundialmente famosa, vista como uma autoridade nas cores – já escolheu a sua cor preferida para 2020: a Classic Blue (número 19-4052) – um azul de tonalidade escura.

Pantone-Fashion-Color-Trend-Report-New-York-Spring-Summer-2020-Classic-Blue | Pantone

A escolhida é muito associada a introspecção, clareza e comunicação. No mundo da decoração, esta tonalidade promove a organização e concentração de pensamentos, causando um equilíbrio na vida agitada que as dificuldades da rotina podem promover.

Leatrice Eiseman, diretora executiva da Pantone, falou em entrevistas que o Classic Blue surgiu para encorajar o olhar além do óbvio, expandir os horizontes, encorajar o pensamento profundo, abrir a nossa perspectiva e melhorar a comunicação.

Living Color

Quem gostar de estar por dentro do mundo das tendências da Pantone deve se lembrar da escolhida de 2019, a Living color (número 16-1546), uma tonalidade variante do coral. Inclusive, é curioso comparar a escolhida de 2019 com a de 2020, justamente pelas suas grandes diferenças de humor e combinações.

Enquanto a Living Color trazia um significado de mais agitação, alegria e combinava com as estações mais quentes, a Classic Blue surge justamente com um significado e combinações opostas, mesmo que a empresa siga dizendo que ela não promove nenhuma perspectiva de gênero ou referência a alguma época do ano.

Porém, fica claro, a Classic Blue surge para darmos uma pausa, respirarmos fundo e termos um ano mais reflexivo e com os pés no chão. Isto fica muito claro quando anunciado que a escolha de 2020 traz uma preocupação com uma causa social. Em uma ação inédita, a Pantone revelou que a Classic Blue tem uma ligação com uma questão social que anda afligindo muito a sociedade contemporânea: a depressão e ansiedade.

Portanto, além de ser muito bonita, o Classic Blue surge como uma causa, um aviso para pensarmos e pararmos para nos colocarmos no lugar do próximo que sofre de alguma doença mental, além de ressaltar a importância de cuidar dela.

Muitos de nós sentem-se ansiosos, sobrecarregados e perpetuamente estressados. [O Classic Blue] Proporciona uma sensação acolhedora, é facilmente relacionável, honesta e não agressiva”, comento Leatrice Eiseman.

Decoração

Quanto a decoração, como o próprio nome já fala, o Classic Blue é perfeito para combinar em composições de decorações mais inspiradas no clássico, principalmente ao ser contrastada com tonalidades claras, como o próprio branquinho básico. Mesmo se tratando de uma tonalidade que tem um ar mais sofisticado, ele também é perfeito para quem deseja se basear em um estilo de decoração mais ousado, como combinar com rosa neon ou até mesmo uma variação de amarelo.

Em questão de ambiente, o Classic blue também combina com os mais diversos cômodos da casa, preferencialmente em paredes ou móveis e objetos decorativos. Esta cor sóbria dá a liberdade para que o morador combine da forma que preferir, mas também traz um charme único para contrastar com elementos mais claros, como em almofadas, abajures, mantas e dentre outros. Portanto, acaba sendo uma ótima escolha para as salas e os quartos.