Como fazer uma boa vistoria de imóvel

Como fazer uma boa vistoria de imóvel

Finalmente realizou o sonho da casa própria? Parabéns! Como você deve saber, agora que está perto de pegar as chaves, é hora de realizar a vistoria de imóveis. Para quem não sabe, a vistoria de imóveis é peça fundamental para que se tenha certeza de que tudo está ótimas condições de ser habitável, baseando-se no que foi prometido no contrato de compra.

Mesmo que a vistoria de imóvel seja necessária para que a sua casa esteja perfeita para você passar anos de tranquilidade e felicidade, muitas pessoas desconhecem o que seja ou como realizar uma boa vistoria. Por isso, neste texto iremos lhe mostrar como realizar e como ter certeza que o seu imóvel está pronto para ser chamado de seu!

Documento

O documento chamado de laudo de vistoria de imóvel trata-se de uma declaração que tem de conter todas as informações a respeito do estado de conservação do imóvel a ser comprado. É ele que você receberá na hora de pegar as chaves pela imobiliária.

Importância

A vistoria de imóvel é necessária para que se tenha segurança de que você terá o que foi prometido na hora da venda. Esta avaliação é válida para imóveis novos e usados.

No caso de imóveis novos, a vistoria checará a qualidade da construção, especialmente se existem defeitos aparentes ou algum desacordo com o que foi falado. No caso de algum desacordo, se deve entrar em contato imediato com a empresa responsável, para que qualquer problema seja reparado.

Já em imóveis usados, ou seja, aqueles mais antigos, a vistoria acaba sendo mais complicada. Pois, além da parte aparente, podem existir problemas que só serão sentidos no dia a dia do morador, como o sistema hidráulico ou elétrico. Por conta disso, a vistoria deve ser dobrada, se atentando a detalhes e para que as falhas possam ser usadas em alguma negociação com o vendedor e claro, evitar qualquer dor de cabeça. 

Mas como deve ser feita a vistoria?

A vistoria do imóvel ocorrera durante o dia, preferencialmente em dias ensolarados, para que haja uma iluminação correta de todos os cômodos, com o intuito de detectar qualquer problema.

Durante a vistoria, é necessário ver se as portas estão funcionando corretamente, se há algum trincado ou arranhado nos vidros das janelas e nas louças da pia, cuba do banheiro e entre outros. Assim como também é necessário testar todo o sistema elétrico, como todas as tomadas e lâmpadas, e o sistema hidráulico, como o fluxo da descarga e das torneiras.

Uma dica interessante é tirar fotos e gravar vídeos mostrando o funcionamento, caso seja encontrado alguma irregularidade. Para que as fotos e vídeos sejam usadas como prova documental futuramente. Se houver irregularidades, a empresa responsável terá até 30 dias para repor ou consertar quaisquer peças danificadas.

Faça um checklist

Outra dica que irá facilitar esse processo é realizar um checklist de coisas para serem vistas durante a vistoria. Isso ajudará a evitar qualquer dor de cabeça futuramente por conta de esquecimento ou distração. Veja abaixo algumas coisas que devem ser inseridas em sua checklist:

  • Verificar se o imóvel tem energia elétrica
  • Verificar as condições das tomadas
  • Verificar se o piso está regular
  • Verificar se as torneiras estão vazando
  • Verificar se há alguma mancha ou arranhão
  • Verificar a pressão da descarga
  • Verificar se as esquadrilhas não estão amassadas
  • Verificar se os vidros estão trincados ou balançando
  • Verificar se paredes estão retas
  • Verificar se não existem manchar de tinta no piso e/ou rodapé

Para realizar a vistoria, é provável que o cliente encontre três opções: alguém da imobiliária realizará a vistoria, alguma ajuda profissional para desenvolver a documentação ou utilizar aplicativos que agilizam o processo. Mesmo que os aplicativos tenham essa vantagem de agilizar, o ideal, e o mais seguro, é contar com a ajuda de um profissional da imobiliária que está realizando a compra do imóvel.

Ficou faltando alguma dúvida ser respondida quanto a vistoria de imóveis? Então entre em contato agora com os nossos especialistas, via WhatsApp, (41) 98803.6166, ou clicando aqui!

 #nostemosseuprimeiroimovel