Como calcular o valor de venda do seu imóvel?

Estamos vivendo um momento extremamente positivo para a compra e venda de imóveis.

Mas, na hora de colocar o seu imóvel à venda, a primeira dúvida que surge geralmente é relaciona ao seu valor, e como chegar em um número.

Esta dúvida é mais recorrente do que se possa imaginar.

Portanto, compreender como o mercado imobiliário verifica o valor de um imóvel é extremamente importante para fazer um bom negócio.

Descubra abaixo como calcular o valor de venda do seu imóvel!

Compare com outros imóveis parecidos com o seu

Uma das primeiras coisas a se fazer é pesquisar imóveis similares, pois, assim, você pode descobrir o custo médio da sua casa.

E isso lhe ajudará a confirmar se o valor que você está imaginando bate com a realidade do mercado.

Uma dica importante é pesquisar imóveis vizinhos, que geralmente são iguais ao seu, ou então os mais próximos que estiverem a venda.

Isso pode parecer simples demais.

Porém, uma busca pela internet ou até mesmo conversas informais com proprietários de imóveis semelhantes serão bastante esclarecedoras para que você comece a efetuar o cálculo.

Calculadora online

Falando em pesquisas online, devemos também falar das calculadoras online.

Existem alguns sites que, por meio de inteligências artificiais, conseguem estimar o valor do seu imóvel.

Este tipo de ferramenta funciona mais ou menos como a pesquisa que falamos no item acima, mas de uma maneira mais precisa.

Ou seja, reúne características semelhantes do seu apartamento com alguns imóveis que já estão à venda, indicando qual seria o preço mais assertivo.

É claro que este tipo de ferramenta é apenas um índice de estimativa, principalmente por não levar em consideração outras características específicas do seu imóvel.

Metragem

Entre tantas características que devemos lembrar na hora de calcular o valor do seu imóvel, a metragem é com certeza uma das mais importantes.

Isto porque sabe-se que cada região possui um valor por m² como base de cálculo.

Essa conta é mais simples do que se imaginar:

Primeiro, é necessário acessar o DMI – Dados do Mercado Imobiliário –, colocar cidade, bairro e ir até o gráfico de número 2, e com ele será possível descobrir o valor absoluto da região do seu imóvel por m².

Após descobrir o valor absoluto, basta multiplicar o valor absoluto do m² com o número de metragem do seu imóvel.

Por exemplo, se o preço por m² da sua região for R$ 6.000,00 por metro, e a área do seu imóvel for 80m², basta fazer a conta 6.000 x 80 e você encontrará o resultado.

Lembrando que esse valor pode ser utilizado como base inicial para o cálculo do valor, já que há mais algumas coisas para se considerar.

Itens de lazer e outras particularidades do imóvel

Se o apartamento ou casa possui alguns itens de lazer, como salão de festas, garagem, piscina e outras coisas do tipo, saiba que tudo deverá ser considerado na valorização do imóvel.

Essas opções de lazer são importantíssimas, e inclusive contribuem muito na hora de colocar o imóvel à venda.

Isso porque esse novo comportamento de interesse pelos “extras” do imóvel já vem crescendo há algum tempo no mercado, principalmente no último ano, no qual muitos brasileiros começaram a valorizar mais a sua casa e suas áreas de lazer.

Portanto, caso você possua algumas destas particularidades que acrescentem no valor final da venda do imóvel, leve tudo isso muito em conta.

Conservação

A conservação do imóvel é um item que pode parecer até óbvio demais, mas que é sempre bom lembrar, já que é muito comum vermos casos onde proprietários “esquecem” desse ponto e acabam tentando vender algo que não é agradável aos olhos dos clientes.

O estado de conservação do seu imóvel é um fator extremamente importante, porque uma casa em péssimo estado é o suficiente para depreciar o valor do imóvel para alguns compradores.

Por isso, antes de colocar à venda, não se esqueça de pelo menos arrumar o que for necessário e, se possível, efetuar uma reforma.

Não se esqueça de verificar o estado em que se encontram o seu encanamento, fiação elétrica, corrigir qualquer tipo de infiltração, mofo e de pintar, para pelo menos dar aquele ar de casa nova que o possível comprador precisa sentir ao visitar o seu imóvel.

Corretor de imóveis

Por último, mas nada menos importante, a presença de um profissional responsável para lhe ajudar na definição do valor de um apartamento é extremamente necessária.

O corretor de imóveis, junto a uma imobiliária, fará com que se encontre o melhor valor para o vendedor e o comprador, além de fazer com que o seu imóvel à venda chegue de forma mais fácil e direta aos possíveis compradores.

Por isso, se você está colocando o seu imóvel à venda e está em dúvida em relação ao valor, entre já em contato com um dos profissionais capacitados da Capriatti Imobiliária!

Precisa de ajuda para vender o seu imóvel?

Estamos aqui para ajudar você a levar o seu imóvel até os melhores compradores o mais rápido possível!

Te ajudar a conquistar o seu imóvel: sim 👍

Fazer spam: não 👎

Seu e-mail está seguro conosco.

Ou fale conosco via