Como avaliar a localização de um imóvel?

Como avaliar a localização de um imóvel?

Em uma aquisição imobiliária, uma das principais tarefas é avaliar a localização de um imóvel. Uma teoria muito famosa nos corredores das imobiliárias diz que antes de se comprar um imóvel deve-se utilizar a fórmula “LLL”, Localização, localização e localização.

Esta análise se faz necessária para ter uma melhor visão das vias de acesso, do comércio e da segurança do entorno. Confira abaixo como constatar se a localização é realmente boa.


Confira como avaliar a localização de um imóvel:

Um dos principais pontos se refere as facilidades de transporte público, como pontos e terminais de ônibus.

Além disso, para evitar futuros transtornos, é preciso analisar as distâncias entre o trabalho e a escola dos filhos.

Caso perceba que o caminho é longo, analise os prós e contras e confira se esta é realmente a melhor opção para você.

Prestação de serviço no entorno do imóvel

Ter comércios por perto, como bancos, escolas, padarias, supermercado e farmácias traz uma grande facilidade para a sua vida.

Morar em áreas de comércio consolidado traz segurança e comodidade, além de valorização imobiliária.

Veja ao redor da localização do imóvel, se a vizinhança é tranquila

Se você decidir por morar em ruas próximas a comércio, saiba que você pode pagar um custo com isso, afinal, aquele bistrô bacana do meio dia, pode ser um barzinho agitado a noite…

Bairros aumentam de tamanho a cada ano que passa

Quando um bairro aumenta, vem com ele também o crescimento de comércio, infraestrutura, estações de ônibus, metrô e trem. Se o bairro cresce é bom para quem vai comprar um imóvel. O crescimento da população, traz mais pessoas andando na rua, que acaba trazendo mais segurança e de quebra uma valorização imobiliária.

Porque analisar a infraestrutura da localização do imóvel é importante?

A infraestrutura é o fator determinante do nosso conforto no dia a dia. Pois com ela é que saberemos se o bairro possui boa iluminação, policiais nas ruas, postos de saúde, mercados, rua asfaltada, água encanada, por fim….

A infraestrutura é o que torna a nossa vida mais fácil, e rápida, pois sem esses confortos mínimos, não há como ter uma vida mais ágil.

A localização interna também conta!

Além de conferir o bairro, rua e seus entornos, é de extrema importância, nos condomínios de apartamentos, analisar a localização interna. Se o apartamento for longe da portaria, pense que aquela pizza do sábado a noite irá exigir sempre uma bela caminhada, e que pode ou não estar acompanhada daquela bela chuvinha…

Não esqueça dos moradores!

Os residentes da região são peças chaves para lhe dizer se o local é bom!

Não deixe de consulta-los, diga que quer morar na região ou até mesmo naquele condomínio e ouça a opinião deles. Essa é uma das formas mais efetivas de avaliar se a localização de um imóvel é boa ou não.

>>> Confira também: Saiba o que avaliar ao comprar seu primeiro imóvel <<<

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário, ou compartilhe nas redes sociais.

Fechar Menu