Casa ou apartamento: como escolher?

Casa ou apartamento: como escolher?

Precisa de ajuda para achar o imóvel ideal?

Descubra quais são os melhores apartamentos e casas disponíveis para você!

Te ajudar a conquistar o seu imóvel: sim 👍

Fazer spam: não 👎

Seu email está seguro conosco.

Quando se está procurando um imóvel para chamar de seu, logo se percebe o primeiro desafio: casa ou apartamento?

Tem quem bata o martelo com a maior certeza do mundo de que prefere morar em um apartamento, assim como tem quem não more em outro lugar que não seja uma casa.

Nesses casos, a escolha obviamente fica muito mais fácil.

Mas a coisa se complica quando o comprador não tem uma preferência exata, para ele tanto faz casa ou apartamento.

Esse “tanto faz” pode ser uma complicação das grandes na hora de começar a escolher um imóvel para chamar de lar, e isso pode, na verdade, piorar o nível de dificuldade para procurar aquele “ideal”.

Mas, calma! Sempre tem como facilitar essa escolha.

Descubra abaixo como escolher entre apartamento ou casa e achar o imóvel ideal para você e sua família!

Como escolher entre casa ou apartamento

Pode parecer simples escolher entre casa ou apartamento, mas, quando não se tem uma preferência, a coisa complica, e muito.

Mas no geral, sabe-se que as casas tendem a serem mais indicadas para famílias grandes, mais tradicionais e que não abrem mão de privacidade.

Enquanto isso, os apartamentos são mais indicados para pessoas mais jovens, solteiras ou casadas, que no momento estão focadas na vida profissional, e que procuram uma moradia que traga mais facilidades no seu dia a dia.

Mas é claro que isso não se trata de uma regra, visto que tudo depende muito mais dos gostos de cada um.

Acima de tudo, é necessário compreender que cada um tem as suas preferências e identificações com o espaço, e esse é o ponto mais essencial para escolher “O” lar.

Uma dica que facilita muito na escolha entre casa ou apartamento é enumerar as desvantagens e vantagens de cada tipo de moradia, e, assim, identificar a melhor opção para você.

Vantagens de escolher uma casa

Uma casa traz mais privacidade

Uma das vantagens mais claras de morar em uma casa é a privacidade.

Em uma casa, os moradores não estarão tão grudados nos seus vizinhos, principalmente nas demais áreas que cercam a residência.

Por exemplo, quem quer reformar ou dar uma festa em uma casa precisa apenas fazer isso acontecer, sem perder tempo ou ter algum estresse com incômodos que possa causar aos vizinhos.

Outro ponto é que alguns apartamentos possuem paredes finas, e uma simples conversa ou discussão cai facilmente na boca dos vizinhos.

Viver em uma casa elimina esse problema e, por consequência, traz mais liberdade.

Uma casa dá liberdade de escolha

Morar em uma casa oferece ao morador mais liberdade.

Ou seja, não há regras.

Embora regras sejam importantes para garantir uma boa convivência no dia a dia entre os moradores, muitos não possuem tanta facilidade em se adaptar a tantas regulamentações.

Morar em uma casa proporciona liberdade total ao morador, visto que ele faz as suas próprias regras, sem correr o risco de arranjar briga ou levar algum tipo de punição.

Menos barulho

Por mais que morar em uma casa ainda traga riscos de ouvir barulhos chatos das casas vizinhas, as situações de incômodo em relação aos barulhos são mais frequentes em apartamentos.

Ou seja, o morador pode chegar tarde em casa e mudar toda a sua mobília, pisar da maneira que quiser, ou coisas do tipo, sem ter medo de incomodar algum vizinho.

Isso se aplica às pessoas que se consideram barulhentas ou desastradas por natureza, e também para quem já teve muitos problemas em relação ao barulho de algum vizinho em apartamento.

Seu próprio espaço de lazer

Por mais que um grande número de condomínios vem cada vez mais se preocupando com os espaços de lazer, oferecendo grandes áreas voltadas ao entretenimento dos seus moradores, nas casas a vantagem é que geralmente se possui um espaço maior.

E o melhor, essa área é só dos moradores, para eles utilizarem como e quando quiserem.

Isso tudo sem contar que o morador de uma casa pode desenvolver a sua própria área de lazer, com piscinas, hortas, jardins e o que mais desejar.

Desvantagens de escolher uma casa

Segurança

Quando se pensa em casa, uma das desvantagens que vem logo de cara é a questão da segurança.

Apartamentos acabam contando com muros extremamente altos, portas de segurança, portaria 24 horas e muito mais.

Existem soluções que contribuem para sanar essa desvantagem, como câmeras de segurança, cerca elétrica ou até mesmo guardas de rua.

Porém, isso acaba nunca dando uma total tranquilidade, ainda por conta da segurança depender do índice de violência do bairro e da cidade.

E, para quem viaja ou fica pouco tempo em casa, essa desvantagem é ainda maior, já que, nesses casos, a casa acaba se tornando um alvo fácil para os bandidos.

Gastos extras podem existir

Por mais quem as taxas condominiais possam variar mês a mês, o morador de uma casa precisa tomar conta de todas as manutenções necessárias, o que dá mais dor de cabeça por ele ter que resolver tudo sozinho, algo que não ocorre em apartamentos.

Portanto, o proprietário de uma casa acaba tendo que lidar diariamente com gastos extras de manutenções que surgem de surpresa, principalmente se não tiver um cuidado excessivo com a sua residência.

Vantagens de escolher um apartamento

Um apartamento tem mais segurança

Como falamos acima, fica claro que morar em apartamento traz muito mais segurança aos moradores.

Afinal, um prédio tem sistemas de segurança mais avançados e geralmente conta com portaria 24 horas.

Ou seja: o morador pode acabar esquecendo a porta do imóvel destrancada e ainda sim dormir tranquilo.

Praticidade

Quem mora em apartamento sabe que ele traz mais praticidade.

Apartamentos possibilitam aos moradores experiências mais dinâmicas, sendo, por conta disso, ideais para pessoas que passam o dia correndo de um lado para o outro, e não tem tempo para lidar com contratempos.

Os edifícios contam com uma infraestrutura que facilita muito que as atividades sejam realizadas dentro do próprio condomínio.

O apartamento traz contato social

Apartamentos contam com muitas áreas de lazer muito interessantes.

E, por isso, o apartamento acaba sendo um excelente ambiente para socializar e para as crianças se divertirem com segurança com outras crianças.

Muitos condomínios atualmente contam com uma série de serviços internos incluídos na taxa de condomínio, como academia, salão de jogos, piscina e muitos outros.

Sem muitas preocupações com manutenção

Uma das grandes vantagens de um apartamento é, com certeza, a menor preocupação com a manutenção.

Manutenções devem ser realizadas com frequência, independentemente de você morar em casa ou apartamento.

E, por mais que a mensalidade do condomínio possa nem sempre ser boa para o bolso, o morador fica livra desta obrigação de se preocupar com a manutenção.

Assim, uma coisa é certa: o prédio estará sempre limpo e funcionando perfeitamente.

Desvantagens de escolher um apartamento

Um apartamento tem várias regras

Pode ser chato e incômodo ter que lidar com tantas regras na sua própria residência, mas sabemos que é extremamente necessário.

De qualquer forma, quem não se sujeita ao regimento interno ou ao que foi imposto na convenção de moradores, acaba sofrendo punições e penalidades financeiras.

É uma desvantagem muito óbvia, que realmente pode ser inconveniente, mas totalmente necessária para a boa convivência dos moradores. 

Menos autonomia e privacidade

Morar em um apartamento traz consigo uma privacidade menor.

Neste tipo de imóvel, os moradores acabam convivendo com mais vizinhos diariamente.

E, em muitos casos, é possível ouvir boa parte da rotina do seu vizinho de parede.

Ou pior, eles te ouvirem!

Como falamos acima, tanto casas quanto apartamentos possuem vantagens e desvantagens.

E o que pesa mais na decisão de outra pessoa pode não ser algo tão importante para você, e vice versa.

Por isso, analise bem todos os pontos que comentamos, sempre tendo em mente as suas necessidades e as da sua família.

Com isso, você conseguirá escolher o melhor imóvel para chamar de lar.

E, falando nisso, ter a ajuda de um corretor de imóveis especializado pode ajudar muito a facilitar a sua busca pela sua casa ou apartamento ideal.

Isso porque esses profissionais possuem um grande conhecimento sobre quais as melhores opções disponíveis de cada tipo de imóvel.

Nós da Imobiliária Capriatti estamos à disposição para ajudar você.

Entre agora em contato com um dos nossos corretores!