Bairro Alto da Glória: conheças as vantagens de morar em um dos melhores bairros de Curitiba!

Bairro Alto da Glória: conheças as vantagens de morar em um dos melhores bairros de Curitiba!

Olá!

Nesse texto você encontrará tudo que você precisa saber sobre o Bairro Alto da Glória.

E se você estiver procurando um apartamento nessa região, já quero deixar aqui uma excelente sugestão para você!

Villa Glória

Rua Barão de Guaraúna, 187 | Alto da Glória
Apartamentos de 2 dormitórios e Coberturas Duplex.

O Bairro.

Alto da Glória é um bairro da cidade brasileira de Curitiba, Paraná, que é próximo aos bairros Centro Cívico, Juvevê e Centro.  O bairro é considerado um dos melhores da cidade, principalmente por conta de dois grandes cartões postais e pontos turísticos famosos de Curitiba. Trata-se de um dos bairros de menor extensão de Curitiba, cerca de 0,88km², o que representa 0,20% da área total da cidade, mas muito conhecido pelo seu teor residencial.

Resultado de imagem para alto da gloria curitiba

O Alto da Glória possui cerca de 6.000 habitantes, 3.000 domicílios e, segundo dados do documento do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), a sua economia é gerida principalmente pelo setor de serviços (62,94).

Veja abaixo as vantagens de se morar no bairro Alto da Glória.

História

Resultado de imagem para alto da gloria curitiba

O bairro Alto da Glória foi fundado pelo engenheiro Luiz Henrique, Barão de Holleben, natural de Rudolstadt, na Alemanha, por volta do ano de 1856. Segundo pesquisadores, os primeiros moradores do bairro foram os membros da família Leão, os responsáveis por construir o teatro da cidade e a Capelinha de Nossa Senhora da Glória, capelinha que deu origem ao nome do bairro.

A família Leão acabou doando a Capelinha para à Mitra Diocesana, que substituíram a imagem da padroeira da região pela a de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Está substituição fez com a fé a esta Santa crescesse muito e começasse a criar alguns contratempos no tráfego da Avenida João Gualberto – uma das principais vias públicas de Curitiba. Por conta desse “problema”, os padres resolveram mudar as suas instalações, construindo uma igreja maior, que até hoje é elogiada por sua arquitetura moderna.

Bairro residencial

Resultado de imagem para alto da gloria curitiba

Ainda segundo os dados da IPPUC, a média de idade dos moradores do Alto da Glória é de 40 anos. Este indicador mostra que se trata então de um bairro mais tranquilo, composto em sua maioria por famílias. Ou seja, é ideal para quem procura um bairro mais caseiro, com muita tranquilidade e que lhe proporcione uma experiencia única de conhecer os seus vizinhos pelo nome, como eram os dourados velhos tempos, que os mais idosos adoram contar com muito orgulho.

Mais verde

O Alto da Glória comporta cerca de 108,19 m² de áreas verdes. Isto mostra outra clara vantagem do bairro, visto que representa 12,27% de todo o espaço ocupado por ele, e 0,11 do total dos espaços ecológicos da cidade. Ou seja, além de ser um grande bairro residencial, ele ainda é perfeito para quem procura um lugar que lhe aproxime mais da mãe natureza, com espaços ecológicos que proporcionem gostosas caminhadas e passeios.

Cultura

Como falamos no início do texto, o Alto da Glória possui dois grandes pontos turísticos de Curitiba, que são o Estádio Major Antônio Couto Pereira e a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O Estádio Major Antônio Couto Pereira é popularmente conhecido como a casa do time paranaense de Futebol Coritiba Foot Ball Club. O local é um prato cheio para os amantes do futebol, visto que recebe jogos nacionais durante todo o ano, e até mesmo internacionais, além de eventualmente receber shows e espetáculos, também nacionais e internacionais.

Já a igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, como contamos brevemente na história do bairro, é um pedaço da história viva e um dos locais históricos mais importantes da região, que recebe milhares de fiéis de toda a capital.

 

Transporte, educação e saúde

Quando o assunto é transporte, educação e saúde, o Alto da Glória também não fica para trás!

Quando se fala de transporte, o bairro Alto da Glória possui fácil acesso para quem necessita utilizar transporte público ou particular, já que é alimentado por várias linhas de ônibus que se ligam com os bairros chaves de Curitiba.

Já falando em saúde, Alto da Glória apresenta vários hospitais e clinicas especializadas, com diferentes centros de saúde para atender os mais variados tratamentos e necessidades, como o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná e o Hospital Oswaldo Cruz, duas instituições médicas presentas na região.

Por último, mas não menos importante, a educação do bairro também é motivo de orgulho para os seus moradores, visto que ele se mostra muito versátil, com instituições educacionais que possuem tanto a educação infantil, como ensino médio. Sendo assim um bairro que atenderá muito bem as necessidades dos pequenos, não causando nenhuma preocupação com a falta de alternativas.

Viu só como o Alto da Glória é perfeito para quem busca por um bairro residencial com muita comodidade e sossego? Está em busca de imóvel no bairro Alto da Glória?

Então clique na imagem abaixo e confira o melhor lançamento que temos no bairro hoje!

Villa Glória

Rua Barão de Guaraúna, 187 | Alto da Glória
Apartamentos de 2 dormitórios e Coberturas Duplex.