Assembleias de condomínio: a importância de participar delas!

Assembleias de condomínio: a importância de participar delas!

Após conquistar o sonho da casa própria, surge um novo momento na vida de todo morador onde ele precisa começar a pensar na parte prática da moradia e entender como funciona o dia a dia do condomínio que está morando, o que ajuda a ter uma boa ideia do que está por vir na sua rotina. Por conta disso, conhecer e participar a assembleia de condomínio é muito importante.

Se este é o seu caso, veja abaixo a importância e algumas dicas de como participar e ter uma moradia mais tranquila.

Frequência que ocorrem

Antes de tudo, é preciso compreender melhor a frequência destas reuniões. Por lei, a assembleia de condomínio é obrigatória ocorrendo uma ver por ano, geralmente nos últimos meses. Porém, as extraordinárias são realizadas de acordo com as necessidades que vão surgindo no decorrer do ano, ou seja, toda vez que o síndico achar pertinente resolver algum problema ou tomar qualquer decisão, ele necessita convocar um encontro.

A importância da assembleia

Sabemos que por conta da corrida rotina, tudo o que queremos na maioria dos dias é chegar em casa e descansar e essas reuniões acabam sendo um processo tão burocrático que dá muita vontade de ignora-las. Porém, quem deseja mesmo ter sossego precisa estar presente nelas, já que muitas são justamente para resolver pendencias que podem atrapalhar o conforto do prédio.

As assembleias de condomínio geralmente são convocadas com o propósito de tomar decisões importantes e que afetam o cotidiano dos moradores, e por isso elas são determinantes para garantir mais qualidade de vida e harmonia entre os vizinhos.

Por exemplo, muitas das vezes, as assembleias são convocadas para decidir se os condôminos pagarão alguma reforma, adição ou modificação, como uma área de jogos ou de brinquedos para os pequenos e, portanto, se torna indispensável que a grande maioria concorde. Ou então imagine a desagradável surpresa abrir o boleto do condomínio e se deparar com uma taxa extra que não se faz ideia do que seja? E por faltar na assembleia, o morador não poderá nem se quer reclamar.

Outro ponto que torna a participação indispensável para se ter harmonia é que essas assembleias podem surgir para resolver algum conflito, ou seja, o sindico chama a todos para mediar algum conflito e resolver de uma vez, ao invés de deixar circular fofocas entre os andares. E sabemos, nem sempre é fácil resolver sozinho alguma briga ou incomodo, principalmente nos tempos calorosos que vivemos onde o diálogo parece ser impossível.

Ainda falando da importância das assembleias e de se participar delas, é preciso lembrar que frequentemente regras de convivência do condomínio podem ser alteradas por conta de uma decisão conjunta dos moradores, e a faltar nestas reuniões pode fazer com que você perca a oportunidade de lutar por uma regra que lhe beneficiava de alguma forma, como o uso do espaço, problemas em relação a vaga na garagem e etc.

Portanto, percebemos que para se ter uma moradia verdadeiramente tranquila, é essencial que se compareça a esses encontros, mesmo que de certa forma seja chato ou demorado demais.

Ficou faltando alguma dúvida ser respondida quanto a este tema? Está procurando um imóvel para chamar de seu? Então entre em contato agora com os nossos especialistas da Capriatti Imobiliária, via WhatsApp, (41) 98803.6166, ou clicando aqui!

#nóstemososeuprimeiroimóvel!