A alta do dólar pode afetar a compra do meu imóvel?

A alta do dólar pode afetar a compra do meu imóvel?

Nos acostumamos a ver por aí e se espantar com as noticias da alta do dólar, não é verdade? Mesmo trazendo consequências bem negativas para a nossa economia, é normal ficarmos espantados, mesmo antes de saber o que realmente essa alta significa para nós. Mas é verdade, a alta do dólar afeta diversos setores econômicos, inclusive a compra do seu imóvel. Quer entender melhor sobre? Acompanhe o texto abaixo!

Diferente do que se imagina, o aumento do dólar não faz com que os valores dos imóveis aumentem subitamente. Porém, também não acontece o oposto! O aumento do dólar acaba desvalorizando o valor do imóvel, principalmente por conta de duas coisas:

O poder de compra cai

O aumento da moeda americana faz com que a rotina dos brasileiros fique mais cara. Principalmente em necessidades básicas, como pão, transporte público, energia elétrica e até mesmo o gás de cozinha. Como você já deve sentir na pele, isso faz com que gastemos mais dinheiro para sobreviver com o básico, e com a população tendo menos dinheiro, menos se tem para gastar com um imóvel.

Demanda para investir em um imóvel cai

Existem alguns investimentos que trazem mais segurança aos investidores, e isso acaba fazendo com que a compra de imóveis seja algo mais arriscado e faça com que menos pessoas comprem, e por consequência, as residências fica desvalorizadas.

O que fazer então?

Se você deseja vender ou comprar um imóvel, a dica mais segura que podemos lhe dar neste momento é precificar o seu imóvel de acordo com o mercado. Pois manter um preço justo é muito importante, principalmente com a internet dando mais poder de pesquisa aos clientes.

Outro ponto que pode lhe ajudar neste momento é deixar de anunciar em muitas imobiliárias e sites, focando-se apenas em uma empresa. Isto porque as imobiliárias vão fazer de tudo para que o comprador leve o seu imóvel em sua empresa, fazendo com tudo se trate mais de um “leilão” do que realmente estar se importando em lhe ajudar.

O que não fazer

Com o aumento do dólar, muitos sites e economistas tentam empurrar que este é um momento onde se deve vender imóveis por conta própria, evitando gastos extras, como as imobiliárias. Porém, engana-se quem acha que isto se trata de alguma vantagem econômica, pelo contrário!

Pois realizar uma compra e venda por contra própria traz muito mais oportunidades de riscos, como cair em um golpe, ou paga/vender por um preço abusivo. Por isso, fique atento(a)! Procure sempre fazer negócios com profissionais capacitados, que farão de tudo para lhe ajudar nesta tarefa, mesmo com o aumento da moeda internacional.

Falando em profissionais capacitados, se você está pensando em comprar ou vender o seu imóvel, entre em contato agora com os nossos especialistas da Capriatti Imobiliária, via WhatsApp, (41) 98803.6166, ou clicando aqui!

 #nostemosseuprimeiroimovel