5 razões que impedem você de comprar o seu primeiro imóvel

5 razões que impedem você de comprar o seu primeiro imóvel

Já parou para pensar nas razões que impedem você de comprar o seu primeiro imóvel?

Conquistar o imóvel próprio é o sonho da maioria das pessoas e é de conhecimento de todos que para realizar esse processo são necessários muito planejamento e organização.

Leia também: 5 passos para sair do aluguel e conquistar a casa própria

A compra de um imóvel interfere diretamente nas finanças e até mesmo na estrutura familiar de cada um e, por isso, é preciso tomar muito cuidado para não cometer erros.

Pensando nisso, a Capriatti listou 5 razões que impedem você de comprar o seu primeiro imóvel. 

Depois de esclarecer algumas questões, você verá que a realização deste sonho pode estar mais perto do que você imagina. Confira!

5 razões que impedem você de comprar o seu primeiro imóvel

1.    Nome cadastrado em órgãos de proteção ao crédito (Nome sujo)

Antes de aprovar um crédito imobiliário com um banco ou financiadora, a primeira questão que irão analisar é se o seu nome ou o do seu conjugue (se houver) estão cadastrados em órgãos de proteção ao crédito como SPC ou SERASA.

Estar com o nome negativado (nome sujo) pode ser o fator definitivo para que o seu crédito não seja aprovado.

Por isso, antes de decidir investir em um imóvel, procure consultar o seu CPF e de todas as pessoas que irão compor renda para financiar o imóvel e sanar todas as pendências financeiras. 

Uma solução é procurar a empresa com a qual você está em débito e negociar o pagamento da dívida.

2.    Ter um Score de crédito negativo

Muita gente não sabe, mas ter um score de crédito baixo pode dificultar a aprovação de um financiamento.

O score nada mais é do que uma estatística baseada no histórico de compras, pagamentos, dívidas e alguns outros fatores. Ele é feito por empresas como SPC e SERASA e serve para informar se há risco de crédito ou não.

Sendo assim, se o seu nome já esteve cadastrado como inadimplente e/ou atrasou pagamentos, é possível que o seu score diminua. Ou seja, mesmo que o seu nome esteja limpo, essa pode ser uma dificuldade.

3.    Não poupar antecipadamente

Uma das razões que impedem você de comprar o seu primeiro imóvel é não poupar e economizar antecipadamente.

Mesmo que o seu plano para essa compra esteja aparentemente distante, se você pensa em realizá-lo é recomendado que as poupanças e economias comecem o quanto antes.

Hoje as condições de financiamento oferecidas são ótimas e em alguns casos é possível até mesmo zerar o valor da entrada. 

Entretanto, estar confortável financeiramente fará com esse processo seja ainda mais fácil.

4.    Não ter uma boa fonte de pesquisa de imóveis

Muitas pessoas acabam desanimando ou até mesmo desistindo do sonho da casa própria por conta de uma pesquisa ineficiente de imóveis.

Nesse momento, existem vários fatores para se levar em conta como o valor, estrutura do imóvel, localização e outras. Entretanto, com o auxílio de especialistas no assunto, fica muito mais fácil encontrar um imóvel que se encaixe em todas as suas exigências.

Assim como em qualquer área de atuação profissional, um corretor possui a qualificação adequada para fornecer tudo aquilo que é de necessidade do comprador.

A Capriatti conta com um grupo de profissionais que ajudam você a conquistar o seu primeiro imóvel. 

Para isso, contamos com parceiros estratégicos e produtos selecionados no mercado de imóveis do programa Minha Casa Minha Vida.

Hoje, contamos com mais de 50 opções de moradia nas principais cidades da região metropolitana de Curitiba, e esse número só cresce.

Clique para acessar o site.

5.    Estar por fora dos benefícios do Programa Minha Casa Minha Vida

Muitas pessoas ainda não conhecem ou não entendem como funciona o Programa Minha casa minha vida e por isso, perdem a oportunidade de utilizá-lo para conquistar o seu imóvel próprio.

O programa do Governo Federal é ideal para famílias que sonham com a casa própria e possuem renda entre R$1.600 a R$6.500,00 e oferece condições especiais como juros e parcelas bem abaixo da média praticada pelos bancos.

No programa, o governo concede um subsídio que é abatido do valor total do imóvel. Esse valor funciona como desconto, que é para te dar uma ajuda na realização do seu sonho.

Confira aqui as dúvidas mais frequentes sobre o MCMV.

Essas são as principais razões que impedem você de comprar o seu primeiro imóvel. Agora que você já sabe, está se sentindo mais preparado? Então fale conosco!