5 mentiras sobre um financiamento imobiliário

5 mentiras sobre um financiamento imobiliário

O financiamento imobiliário é uma das melhores facilidades para quem deseja adquirir o seu tão sonhado primeiro imóvel. Porém, ao mesmo tempo, é uma fase que surgem inúmeras dúvidas e aqueles “amigos” conhecedores de tudo, que irão lhe dar vários conselhos que sempre se iniciam com “ouvi falar que…”. Por isso, para aliviar essas questões e fazer com que você perceba como utilizar um financiamento imobiliário é uma boa opção, separamos 5 mentiras que muitas pessoas ouvem por aí nesse momento.

QUALQUER PESSOA PODE PARTICIPAR DO MCMV

MENTIRA: O programa Minha Casa Minha Vida tem como objetivo facilitar a participação de famílias que possuem uma renda menor na aquisição da casa própria. Assim, por ser um programa facilitador desse tipo, o cliente não pode possuir um terreno, um imóvel e até um galpão em seu nome, além de respeitar as faixas de renda limite.

LEIA MAIS: Você conhece as diferentes faixas do Minha Casa Minha Vida?

QUALQUER IMÓVEL PODE SER FINANCIADO

MENTIRA: O financiamento será recusado se a documentação do imóvel e do seu proprietário não estiver em dia. Além disso, o próprio bem serve como garantia de pagamento do financiamento, e por isso ele deve ter condições de ser habitado e estar em um estado aceitável. Em novas construções, o financiamento é mais fácil de ocorrer, mas em imóveis prontos é necessário fazer uma grande avaliação que o banco pode aprovar ou não.

OS CONTRATOS DE FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIOS SÃO TODOS IGUAIS

MENTIRA: Por mais que possa parecer uma dúvida muito boba, alguns clientes ainda acham que as construtoras utilizam um padrão em seus contratos, mudando somente o valor de financiamento e da parcela, mas isso é um grande mito. Sendo assim, pode-se mudar taxas de juros aplicadas, composição de renda, possibilidade de troca de titularidade no financiamento, etc.

FINANCIAR UM IMÓVEL NA PLANTA É MELHOR

VERDADE E MENTIRA: Quando o cliente financia um imóvel na planta, a residência ainda passará por uma valorização no passar do tempo da construção, sendo que essa apreciação poderá atingir até 30% em relação aos demais investimentos. Isto lembrando que o pagamento do financiamento só se iniciará depois que as chaves estiverem em mãos.

Porém, dentro disso temos uma verdade. Pois o imóvel vendido na planta só possui um valor mais em conta devido aos seus riscos, como atraso na obra, não cumprimento do projeto e até mesmo falência da empresa. Assim, o desconto pode não ser positivo por conta das possíveis dores de cabeça. Mas, é valido dizer que cada vez mais as construtoras tem obtido sucesso em seus projetos, principalmente por conta do grande boom imobiliário que o mercado tem vivido.  

VOCÊ PRECISA SER CASADO(A) LEGALMENTE PARA COMPOR RENDA

MENTIRA: Na maioria das vezes, para o cliente atingir os 30% de comprometimento de renda, é normal que os casais componham renda para a aprovação de um financiamento. Mas, isso não se trata de uma regra.

Dependendo da politica do banco, a renda por ser composta por união civil, estável, noivos, amigos, pais, filhos, irmãos, cunhados e qualquer outro parente. Além disso, o limite de pessoas para compor a renda também é um fator que varia, com algumas instituições limitando a apenas duas, porém, é comum possibilitar a participação de duas ou três pessoas. A permissão será aprovada de acordo com a linha de crédito e as regras da instituição.

Caso você ainda lhe reste alguma dúvida, entre em contato agora com os nossos especialistas, via WhatsApp, (41) 98803.6166, ou clicando aqui! E não se esqueça: o melhor momento de sair do aluguel é AGORA!

 #nostemosseuprimeiroimovel