5 dicas para ter um imóvel sustentável

5 dicas para ter um imóvel sustentável

As casas sustentáveis são uma das maiores tendências do mercado imobiliário para os próximos anos. Mas além de ser uma tendência, cada vez mais vemos que os moradores também estão engajados com isto e o impacto que sua existência causa na natureza.

Se você é uma delas e está procurando formas de transformar o seu imóvel em um imóvel sustentável, esse texto é para você! Separamos abaixo 5 dicas para ter uma casa sustentável! Bora ajudar a mãe natureza?

Lâmpadas de Led

A primeira dica desta lista é bem simples, que é a utilização de lâmpadas de Led. Você provavelmente já ouviu falar que este modelo de lâmpada é muito vantajoso por conta do seu baixo custo financeiro, pois ela chega a economizar até 80% de energia.

Porém, as vantagens vão muito além do seu custo benefício, pois além de apresentar uma maior duração, chegando até 25 vezes mais que as as incandescentes, as lâmpadas de Led também não emitem radiação ultravioleta, o que faz com que ela não cause aquele cansaço visual, por não possuir mercúrio.

Aliás, falando em mercúrio, o que realmente torna as lâmpadas de Led sustentáveis, é a sua composição. Por não possuírem nenhum filamento metálico, mercúrio ou qualquer substância tóxica, este modelo não emite nenhum poluente ao meio ambiente e melhor, pode ser reciclado!

Reaproveite embalagens

Você já parou para prestar atenção no número de embalagens de produtos de plástico ou de papel que você descarta diariamente no lixo? É muita coisa! Além de reciclar o seu lixo, reaproveitar as embalagens pode ser uma ótima forma de transformar o seu lar em sustentável.

Por exemplo, aquelas embalagens de papinha de bebê, ou de alguma geleia, podem virar ótimos potinhos para guardar seus temperos; as garrafas de vidro de cerveja ou vinho, podem se tornar vasos de flores muito estilosos; e até mesmo aquele pote de sorvete pode ser transformado em um vaso para você fazer uma mini horta em seu apartamento.

Mini horta

Como falamos acima, você pode reutilizar várias embalagens em vasos super estilosos, apenas usando e abusando da criatividade, que podem lhe ajudar a transformar algum cantinho do seu imóvel em outra ideia sustentável muita vantajosa: a mini horta!

Além de se encaixarem praticamente em qualquer espaço de sua casa, desde que haja uma boa incidência de luz solar, as mini hortas são uma boa forma de você ter diversos temperos frescos, sem precisar sair de casa! Portanto, ela também traz a vantagem financeira, já que você economizara um valor considerável.

Isso tudo, sem contar a qualidade de vida que as mini hortas proporcionam! Pois você poderá  consumir vários legumes e frutas sem agrotóxicos!

LEIA MAIS: Como montar um jardim vertical em seu imóvel

Plantas

Falando em horta e sustentabilidade, não poderíamos deixar de citar o uso de plantas na sua casa! Além de nos reconectarem a natureza em meio a cidade cinza, a utilização de plantas em seu ambiente proporciona uma considerável redução de umidade e excesso de calor, melhora a qualidade do ar, melhor a acústica dos ambientes e contribui para a sensação de bem-estar no espaço interno.

Porém, é válido lembrar que antes de encher a sua casa de vasos de plantas, é preciso pesquisar e saber quais espécies suportam ambientes fechados ou a luz indireta.

LEIA MAIS: Plantscaping: descubra o que é e como aplicar em seu imóvel!

Energia solar

Sabe aquela sensação boa de abrir as janelas de manhã e sentir o calor do sol encher o seu corpo de energia? Pois é, aproveitar ao máximo a luz solar pode dar ao seu ambiente as mesmas energias!

Deixar seu imóvel bem iluminado durante o dia com a luz do sol é uma ótima forma de economizar energia e, por consequência, deixar a sua casa mais sustentável. Vale lembrar que pintar as paredes dos seus cômodos que tem uma grande incidência de luz solar fará com que os raios reflitam a luz e deixem os espaços mais frescos e luminosos.

Dependendo da sua situação financeira, você ainda por ir além e considerar instalar painéis solares que convertem a energia do sol em energia elétrica, e assim ajudando a natureza e também o seu bolso, pois estes painéis trazem uma economia de energia considerável.

LEIA TAMBÉM:
Antes de comprar o imóvel, analise a incidência solar dele. Entenda!
Saúde em primeiro lugar! Saiba como escolher um imóvel que faça bem a sua saúde!

Viu como pode ser mais fácil do que se imagina ter uma casa sustentável? E se você está procurando um imóvel que foi planejado com o objetivo de gerar o menor impacto ambiental possível, entre em contato agora com os nossos especialistas, via WhatsApp, (41) 98803.6166, ou clicando aqui!

#NósTemosSeuPrimeiroImóvel