5 dicas para manter a boa convivência com seus vizinhos!

5 dicas para manter a boa convivência com seus vizinhos!

Manter uma boa convivência com as pessoas a nossa volta é essencial para se ter uma vida saudável. Isso se torna ainda mais importante quando falamos dos nossos vizinhos, aqueles que estão sempre muito próximos de nós e podem nos render uma amizade para a vida toda.

Viver em paz com os nossos vizinhos pode não ser sempre uma tarefa fácil, mas é necessário para evitar conflitos desnecessários que podem atrapalhar a sua vida e a de seus familiares. Para lhe ajudar nessa tarefa, separamos 5 dicas para manter um bom relacionamento com os seus vizinhos.

Barulho

Um dos motivos que mais geram algum tipo de atrito entre os vizinhos é o barulho, fora de hora. A legislação nacional estabelece a conhecida lei do silêncio, que vai das 22h até às 08h, e por mais que seja de extrema necessidade respeitar esse período, cabe ao vizinho saber utilizar o bom senso e não exagerar no barulho que não gostaria de ouvir.

Com cada vez mais as pessoas trabalhando com home office, é importante equilibrar a sua liberdade com o respeito com o próximo. Principalmente em caso de reformas, afinal, ninguém merece acordar 08 horas da manhã com o barulho infernal de uma parede sendo furada ou algo do tipo. Portanto, em caso de reformas, avise o síndico sobre a limitação dos horários, não se esquecendo de avisar os seus vizinhos, determinando os horários, o que você irá fazer e quantos dias esta obra demorará.

Pets

Os animais de estimação também podem acabar gerando alguns atritos entre você e os seus vizinhos. Limpar as suas sujeiras (principalmente se forem nas dependências do condomínio) para evitar fortes odores e bichos, evitar deixa-los muito tempo sozinhos em casa (principalmente se forem crianças) e usar coleiras em áreas comuns é essencial.

É válido ressaltar que alguns condomínios proíbem que os moradores tenham animais de estimação em seus apartamentos, porém, de acordo com a Constituição Federal, a proibição de animais em condomínio não é válida. Ou seja, mesmo que o condomínio proíba a presença de animais de estimação, essa medida torna-se sem efeito. Portanto, se algum vizinho ou síndico recorrer, por mais que seja bom manter a boa relação, também saiba exigir os seus direitos!

Empatia e gentileza

Existem regras de condomínio, leis municipais, estaduais e federais sobre como devemos nos comportar nas áreas comuns dos nossos prédios, casas, etc. Porém, uma boa relação com os seus vizinhos não deve se basear apenas em regras e leis, pois nada é mais importante que a empatia, ou seja, se colocar no lugar do outro e entender que por mais que você esteja no seu direito de alguma coisa, é necessário sentir e ouvir o que está incomodando o seu vizinho e como resolver para que ambos fiquem satisfeitos.

Além da empatia, exercite a gentileza, seja paciente, o cumprimente, procure se importar com a pessoa que mora ao seu lado, mesmo que você não deseje socializar ou criar algum tipo de vinculo afetivo. É sempre bom para o ser humano exercitar a gentileza com o próximo, ainda mais com os vizinhos, que poderão lhe ajudar em alguma emergência.

Então, lembre-se: antes de pensar nos seus direitos, pense e ouça o que aquela pessoa está falando, o que está lhe incomodando, analise a sua vida e a dela. Caso haja algum conflito da parte da outra pessoa, procure ter paciência, acalmar os nervos e evitar tornar a situação uma competição desnecessária.

Compareça às reuniões

Você não precisa ser a pessoa mais sociável do mundo se não se sentir à vontade com isso, porém, é necessário que sempre se compareça as reuniões de condomínio. Faltar em reuniões pode fazer com que os seus vizinhos criem uma imagem negativa de você e ainda faz com que se perca a tomada de milhões de decisões que podem lhe afetar futuramente.

Seja sociável

Se você não tem problema em conhecer pessoas e conversar, socializar com os seus vizinhos pode ser uma ótima forma de manter uma boa relação com eles. Existem muitos condomínios que promovem vários eventos durante o ano, como festas juninas, festas de fim de ano e diversos outros. Procurar participar deles fará com que você conheça melhor aqueles que você só conhece a voz por conta de um “bom dia ou boa noite”.

Frequentar estes eventos fará com que a sua convivência seja mais tranquila até mesmo para solucionar qualquer problema, isso sem contar que é muito comum vizinhos se tornarem grandes amigos para a vida toda.

Estas são apenas algumas dicas simples e rápidas que você deve seguir, caso queira manter uma boa relação com os seus vizinhos. Está com alguma dúvida em relação a este assunto ou qualquer outro? Então entre em contato agora com os nossos especialistas, via WhatsApp, (41) 98803.6166, ou clicando aqui!

 #nostemosseuprimeiroimovel

Fechar Menu