5 dicas para iniciar a decoração em seu imóvel

5 dicas para iniciar a decoração em seu imóvel

Você finalmente tem um imóvel para chamar de seu? Parabéns! Mas, antes de se mudar, você quer aproveitar para decorar o seu espaço do seu jeito? Ótimo! É maravilhosa a sensação que temos quando podemos deixar o nosso apartamento ou casa do nosso jeitinho, sem aquele medo de ter problemas com o locador, como acontece muito em casos de pessoas que ainda vivem de aluguel.

Se você está com dúvidas de por onde começar ou como fazer uma decoração única para o seu imóvel, não tem problema! Pois, pensando nisso, selecionamos algumas dicas simples de como iniciar a sua decoração no novo imóvel!

1. APOSTE NO SEU GOSTO PESSOAL

Por mais que haja milhares de dicas em diversos sites de tendências que você pode pegar como referência para apostar em seu espaço, não vá por moda, sempre dê prioridade ao seu gosto pessoal. Para um imóvel lhe passar a sensação de conforto, ele precisa ser seu, isto é, precisa ter a sua cara. Não vá por sites, revistas ou qualquer coisa tipo, afinal, isso sim fará com que o seu espaço tenha muita personalidade. Agora que você finalmente teu um imóvel para chamar de seu, aposte em tudo aquilo que sonhou em ter na sua casa, seja um adereço, um estilo, uma cor de parede e até mesmo um móvel, isso é o mais importante!

2. PLANEJAMENTO

Nem precisamos dizer que para conseguir botar em prática tudo o que deseja, você precisa se planejar, não é? Planejamento é essencial em qualquer tarefa! Por isso, antes de sair comprando tintas, móveis e outros objetos, analise tudo e faça um bom planejamento. Pense meticulosamente nos detalhes, nas cores, nas cortinas, em um estilo que quer apostar, no espaço e o que mais pode ficar legal na decoração. Isso é importante para que você possa ter noção de onde começar, o que vai precisar e claro, quanto irá gastar.

Além disso, você ainda pode apostar em contratar um profissional da área, que poderá lhe ajudar e evitar exageros na decoração, tendo mais noção em como distribuir tudo de acordo com o espaço que se tem. Com um projeto completo em mãos, aí sim você estará pronto(a) para dar inicio a decoração.

3. ANALISE OS ESPAÇOS

Sabe aquele espaço vazio que existe na sua casa ou algum cômodo dela que lhe incomoda por não ter nada ali? Como paredes brancas ou cantos grandes que poderiam serem preenchidos com móveis e objetos de decoração? Pois é! Certas vezes, uma simples decoração nesses lugares já darão um novo ar ao seu imóvel. Existem diversos truques que contribuem no aproveitamento desses espaços, como espelhos em pontos estratégicos, que dão a ilusão do local possuir o dobro do tamanho, ou até pequenos objetos que podem ser aplicados em paredes brancas.

Mas, evite exageros! Como carregar um cômodo com muitos objetos e móveis. Utilize um “sistema de pesos” para equilibrar cada ambiente do imóvel. Por exemplo, caso compre novas mobílias, considere o tamanho e a forma, já que elas também influenciam na visão que temos do espaço.

4. MUDANÇAS MAIORES

Comece sempre pelas mudanças maiores, como quebrar paredes ou colocar novos revestimentos. Essas tarefas que demoram mais, que fazem sujeira ou até impossibilitam a utilização do espaço por algum tempo, exigem que o imóvel fique inutilizado. Começar por essa parte, facilitará o seu trabalho e também evitará que móveis e objetos novos corram o risco de sofrer algum dano. Isso também inclui pinturas em cômodos, mexer na hidráulica, elétrica e até mesmo trocar ou reformar o piso. Essa dica se torna ainda mais importante quando você trabalha e passa tempo demais fora de casa, ou se possui crianças.

5. REUTILIZE MÓVEIS E OUTROS OBJETOS

Se engana quem acha que decorar ou redecorar o imóvel é comprar tudo novo, ainda mais se a grana estiver um pouco mais curta, visto que reformas sempre pesam um pouco no orçamento. Por isso, uma dica criativa que podemos lhe dar é transformar objetos antigos, como revistas velhas em mesas de cabeceira; ou também pode dar um novo uso para um objeto antigo, como um caixote de madeira que pode se transformado em várias coisas. Isso não só fará com que você diminua os gastos, como também trará mais personalidade para o seu espaço, dando aquele ar vintage, que também está em alta no universo do design de interiores.

Aliás, falando em vintage, você também pode economizar mais ainda indo a brechós e antiquários, garimpando objetos antigos que, muitas vezes, nem precisarão de reformas muito elaboradas, ressignificando as suas utilidades. Além de que esses lugares geralmente apresentam um preço mais em conta.

Decorar o seu imóvel do seu jeito é tudo de bom! Ainda mais se você seguir as nossas dicas! Mas caso ainda tenha lhe restado alguma dúvida, entre em contato agora com os nossos especialistas, via WhatsApp, (41) 98803.6166, ou clicando aqui!

LEIA TAMBÉM:
5 erros que não devemos cometer na compra do primeiro imóvel
6 motivos para sair do aluguel imediatamente!
Descubra qual imóvel cabe no seu bolso!

 #nostemosseuprimeiroimovel