5 dicas para ampliar o tamanho de um banheiro pequeno

Nos últimos anos, o tamanho dos banheiros nos apartamentos tem sido reduzido. Dentro disso, é normal desejar um banheiro maior do que temos, ainda mais para sentir aquela sensação boa de conforto. Porém, existem formas de aumentar o seu banheiro sem precisar gastar muito em uma reforma. Além de trazer sensação de amplitude, algumas formas ajudam muito a organizar os espaços e, por consequência, os tornam mais práticos na rotina.

Veja baixo algumas dicas para “aumentar” o tamanho de um banheiro pequeno.

Espelhos

A utilização de espelhos para dar sensação de amplitude em um cômodo é uma técnica clássica, e que sempre funciona. Os espelhos ajudam na dimensão de qualquer ambiente e, por isso, quanto maior ele é, melhor será a sensação de amplitude em seu banheiro. O melhor de tudo é que eles possuem uma dupla função, já que também são ótimos objetos decorativos.

Porém, é necessário saber como utilizá-los da melhor forma. Essa sensação de amplitude ocorre quando, ao entrarmos no banheiro, o objeto esteja localizado na lateral do ambiente, ou seja, quando não o enxergamos diretamente. Uma boa dica é fugir um pouco do tradicional, isto é, dos espelhos sobre a pia, apostando em outras alternativas, como um espelho direcionado para a janela, pois isso aumentará a entrada de iluminação natural.

Iluminação

Se o seu banheiro tem uma metragem reduzida, a iluminação é um dos pontos mais importantes, já que ela precisa ser aconchegante e passar uma sensação de qualidade. É sempre muito importante priorizar as aberturas que trazem luz natural para o ambiente, mas, em espaços que não recebem muita luz natural, é interessante utilizar uma iluminação difusa, que distribui melhor a luz no ambiente, evitando a formação de sombra e, por consequência, deixando o espaço mais leve.

Além disso, é sempre viável apostar em fontes diferentes de luz, como iluminação no espaço, ou utilização de pendentes.

Cores

Pode até não parecer, mas as cores utilizadas no seu banheiro também influenciam muito na amplitude do cômodo, e assim é extremamente importante se atentar à escolha das cores para trazer sensação de amplitude ao banheiro. As cores claras e reflexivas são mais recomentadas em ambientes com pouco espaço, visto que ajudam até mesmo na iluminação local. Uma recomendação interessante é utilizar pedras com revestimentos claros, e também diversificar na paleta de cores, como tons amadeirados, fugindo um pouco do branco, que é um clássico dos banheiros.

Nichos

Oferecendo muita praticidade, os nichos tem sido utilizados em muitos projetos de arquitetura. Isso porque eles otimizam os espaços e servem para armazenar diversos produtos que antes ficavam espalhados pelo banheiro e que contribuíam muito para passar aquela sensação de ambiente desorganizado, algo que faz o banheiro diminuir ainda mais. Quando se tem um banheiro pequeno, o uso dos nichos dá uma outra cara para o local.

Armários

Porém, além dos nichos, outra coisa que ajuda muito para dar aquela organizada nos objetos que ficam espalhados pelo banheiro, são os armários. Os armários, que eram muito utilizados no passado, voltaram para o mundo das tendências para dar uma verdadeira repaginada na arquitetura do ambiente, afinal, quanto mais sobrecarregada a pia estiver de shampoos, sabonetes e outros objetos, mais você terá aquela sensação sufocante.

Pias

Todo ambiente representa um desafio de projeto para os decoradores, designers e arquitetos de interiores. Porém, nada se compara aos banheiros e lavabos. Mesmo se tratando de ambientes muito compactos, eles necessitam de todos os equipamentos básicos para funcionar, e buscar pias que ajudam a ampliar o ambiente é uma excelente dica.

Você se surpreenderá com o poder de achar formas de reduzir sua pia com cubas que otimizam muito o ambiente, como gabinetes de menor profundidade, pedras com recorte estratégicos e até mesmo cubas esculpidas em pedra, algo que está bastante em alta em muitos projetos, sendo vantajosa porque permite a criação de cuba nas dimensões desejadas, sob medida. Mas, é claro, nesse caso, é importante contar com um profissional capacitado que irá realizar o projeto que mais combinará com o seu banheiro.

Fale Conosco

Descubra quais são as melhores alternativas de crédito imobiliário para você, simule suas parcelas e conquiste o seu primeiro imóvel!​

Te ajudar a conquistar o seu imóvel: sim 👍

Fazer spam: não 👎

Seu e-mail está seguro conosco.

Ou fale conosco via