5 Brincadeiras para fazer com as crianças durante a quarentena

5 Brincadeiras para fazer com as crianças durante a quarentena

Por mais que a quarentena não seja um privilégio de todos, diversas famílias já encaram essa nova realidade e se encontram em casa neste momento, fazendo home office e todas as outras atividades possíveis da rotina. Porém, sabemos que estar em casa 24 horas por dia não é uma tarefa fácil, e é preciso encontrar atividades que façam bem para a nossa saúde física e mental.

Este momento se complica ainda mais quando se tem pequenos em casa. Afinal, como ocupar as crianças nesse tempo com atividades que incentivem a criatividade, sem que se acabe recorrendo a aparelhos eletrônicos?

Para lhe ajudar nesta complicada tarefa, selecionamos algumas brincadeiras que vão ajudar os papais e as crianças a se divertirem um pouco durante o período da quarentena.

CABANINHA

A arte de montar um acampamento dentro de casa | Catraca Livre

Para os pais, a conhecida cabaninha é uma brincadeira que marcou a sua infância. Afinal, era muito comum fazer as clássicas “cabaninhas” de lençol, se escondendo lá dentro e fingindo que está em algum acampamento no meio da floresta. Montar uma cabaninha é algo bem simples e rápido, e que estimula muito a criatividade dos pequenos.

O mais interessante de montar uma cabaninha é que ela pode ser o ambiente perfeito para algumas outras brincadeiras que vamos citar abaixo, além de poder ajudar a criança a relaxar mais a noite.

CONTAR HISTÓRIAS

No mês em que comemoramos o Dia Mundial do Livro, nada mais propício ressaltar a importância de ler para uma criança.     Independentemente ...

Determinar um momento do dia para contar e criar histórias, pode ser outra ótima alternativa para incentivar a criatividade dos pequenos, e dentro disto, cabem milhares de possibilidades!

Como você incentivar a criança a criar a sua própria história, os papais contarem algumas histórias de sua vida, narrando algumas aventuras da sua própria infância, ou até mesmo criar um jogo que incentive mais ainda a imaginação, onde em cada rodada a pessoa vai continuando a história de onde a outra passou.

Contar histórias é um clássico que pode ir muito além de uma mera brincadeira para ajudar as crianças nesse período! Pois ela pode também melhorar e aproximar a relação entre os pais e os filhos, além de incentivar a leitura.

CAÇA AO TESOURO

Caça ao tesouro

Caça ao tesouro é uma das brincadeiras mais famosas para fazer em casa com as crianças! Os pequenos amam descobrir coisas e sair pelos cômodos fingindo que são detetives ou aventureiros. Essa brincadeira é mais simples do que se imagina, pois basta esconder algum objeto e criar pistas para eles irem atrás!

Pistas essas que podem ser escritas e envolvidas em um grande mistério, ou apenas se utilizando o clássico “frio ou quente”. Acredite, caça ao tesouro pode ser aquela brincadeira perfeita para se gastar energia por horas, e os pequenos vão amar!

PIQUE-ESCONDE

hide-and-seek-funny-kids-3

Falando em esconder objetos, uma outra brincadeira que toda criança ama é o pique-esconde, também conhecido como esconde-esconde. O pique-esconde é outra ótima atividade para gastar toda aquela energia acumulada que ficar em casa pode gerar!

CULINÁRIA

Cozinhando com crianças: idades e tarefas

As crianças geralmente sentem uma satisfação enorme em ajudar os mais velhos em alguma tarefa de casa, principalmente se esta tarefa envolve uma atividade considerada “adulta” . Dentro disso, a culinária poder ser uma opção muito interessante para entretê-los neste período! Preparar um prato, seja ele o mais simples possível, provavelmente deixará a criança extremamente empolgada, mesmo que ela apenas execute a parte mais fácil possível.

Além de cozinhar, a criança ainda pode colaborar com as atividades que envolvem a culinária, como preparar a mesa ou lavar a louça. Por mais que lavar a louça seja algo que deixa qualquer adulto de cabelo em pé, os pequenos podem amar fazer isso, principalmente por envolver água e sabão.

Viu como dá para inventar várias brincadeiras simples e que podem entreter as crianças por horas em casa? Agora basta você colocar em prática e ver a melhor coisa do mundo: a felicidade dos pequenos!